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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Aula de filosofia 2013

As Correntes Filosóficas




Os idealistas acreditam que o mundo externo e material é produzido pela mente ou pelas ideias, de que não pode existir separadamente. A realidade, por conseguinte, começa dentro da mente e não fora dela.

Os materialistas têm uma visão completamente oposta à dos idealistas sobre a natureza da realidade. Os materialistas acreditam que tudo o que existe é matéria ou depende da matéria para existir O mundo real está fora de nós, não em nossa mente.

Os escolásticos eram pensadores cristãos que tentaram entender e explicar as doutrinas cristãs à luz da antiga filosofia grega. Os pensadores cristãos que viveram nos primeiros séculos após o nascimento de Cristo eram conhecidos como “Pais da Igreja”. A escolástica dominou a filosofia ocidental por centenas de anos.

Os racionalistas consideram que as verdades sobre a realidade só podem ser reveladas através da razão, e não pelo que os sentidos nos apresentam sobre o mundo.Empirismo é o oposto de racionalismo.

Os empíricos acreditam que o verdadeiro conhecimento do mundo é obtido através dos sentidos, e não através da razão. Esses filósofos argumentam que temos ideias apenas porque temos percepções. Todo conhecimento é baseado na experiência.

O pragmatismo é uma visão prática da filosofia. Os pragmáticos julgam a verdade de uma ideia em relação à sua utilidade na vida real. Esta escola foi o primeiro grande movimento filosófico originado na América do Norte.

A fenomenologia estuda como as coisas são apresentadas ou representadas. Os fenomenologistas tentam ir além da aparência, ou superfície sensível, para revelar a natureza da consciência em si.

Os existencialistas acreditam que não há ordem no universo e não há objetivos certos ou errados. Os indivíduos são livres para criar sua própria vida de acordo com as escolhas que fizerem, e devem ser responsáveis por suas ações.

Os feministas acreditam que a sociedade está baseada em uma divisão desigual entre homens e mulheres. A “primeira onda” feminista se dedicou à igualdade entre os sexos. A “segunda onda” feminista se interessou mais pelo que é especial para as mulheres terem sua importância reconhecida e valorizada.

O pós-modernismo é um movimento filosófico relativamente recente. Recebeu esse nome porque começou como uma reação contra a idade “moderna” da filosofia, iniciada com Descartes. Descartes abriu caminho para os sistemas que pretendiam descobrir as verdades fixas e absolutas sobre o universo. A opinião dos pós-modernos é que a filosofia está zombando de si mesma. O pós-modernismo é uma escola aberta e existem diferentes opiniões sobre quais filósofos pertencem a ela.


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Auguste Rodin

Auguste Rodin é um dos mais importantes escultores em bronze da modernidade e sua colaboração para a arte moderna é incalculável. Auguste Rodin nasceu na França em 12 de novembro de 1940, vinha de uma família de classe operaria. Filho de Marie Cheffer e Jean-Baptiste Rodin, foi educado tradicionalmente. Desde criança dava indícios da sua inclinação para a arte e em grande parte da sua vida foi autodidata. Aprendeu a desenhar aos 10 anos e aos 14 foi matriculado na Petite École uma escola de artes onde estudou desenho e pintura. Estudou, também, por conta própria, anatomia humana, utilizando mais tarde estes conhecimentos em suas esculturas. Após deixar esta escola e ser rejeitado em outra escola de artes, Rodin ganhou a vida durante muito tempo como artesão. Mais ou menos nesse período, estudou com Antoine-Louis Barye, grande escultor de animais, o qual lhe influenciou significativamente na sua carreira. Nesse período conheceu e passou a viver com uma jovem costureira chamada Rose Beuret com quem teve apenas um filho.

Decidido na carreira de escultor, especializou-se na criação de esculturas em bronze. Uma de suas primeiras esculturas “O homem de nariz partido”, no entanto, foi rejeitada para o Salão de 1864, considerada inacabada pela banca examinadora devido a superfície vigorosamente enrugada, produzindo no bronze um jogo de reflexões que muda conforme a luz. Um estilo de esculpir possivelmente influenciado por Antoine-Louis Barye.

Sua primeira escultura exposta publicamente foi “A idade do bronze” em 1876, provocando grande escândalo em função dos contornos classificados como chocantes para a época. Apenas dois anos mais tarde, Auguste Rodin alcançou reconhecimento com a obra “São João Batista pregando”. Fama que lhe rendeu a encomenda de inúmeros outros trabalhos, entre eles, a “Porta do Inferno”, uma porta em bronze para o Museu de Artes Decorativas de Paris. A “Porta do Inferno” foi baseada na obra literária “Divina Comédia” de Dante Alighieri e traz cerca de 180 figuras de vários tamanhos nas quais o artista trabalhou até o fim da sua vida.

Rodin foi, também, responsável pela criação de outras obras como “O Beijo”, “O Pensador”, “Balzac”, “Os burgueses de Calais”, “O filho Pródigo”, “A voz interior”.

As esculturas de Rodin eram de um vigor escultórico que pareciam emergir da base em bronze, marcando em seus trabalhos um jogo de luz e sombra. O artista tinha a tendência de ausentar suas peças de pormenores. Além disso, Rodin frequentemente inspirava-se na mitologia e na literatura para dar forma a matéria. Auguste Rodin abriu caminho para a geração seguinte de escultores modernos.

Quase no fim da vida, em 1900, Rodin foi contemplado com um pavilhão inteiro - o Pavilhão das Almas, da Exposição Universal foi destinado aos trabalhos do artista, reunindo ao todo 150 obras.

Rodin morreu em 17 de novembro de

1917 na França. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.

Referência:

H.W.Janson. História Geral da Arte – O Mundo Moderno. Martins Fontes: São Paulo, 2001.



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