Pesquisar este blog

Didática


Muito interessante essa 
atividade para Didática da Matemática



Professora Gilene foi minha aluna. Hoje minha colega de trabalho na UEPA. Fico muito orgulhosa pela sua dedicação ao ensino da Matemática.


*******************************
Link que pode ser trabalhado na Semana do Trânsito: O uso da cadeirinha de segurança.


Cadeirinha


A didática tem a preocupação de ajudar o professor em melhorar a sua prática a partir de métodos que ajudem a desenvolver os conteúdos e de técnicas que auxiliem como instrumento de comunicação do que se quer ensinar.


Todo professor tem sua didática. Não existe a didática,como modelo ideal que possa ser desenvolvida de forma inquestionável, mas pode-se analisar algumas teorias que podem ser vistas de forma mais positiva que outras pela sua atuação no processo da aprendizagem.


A seleção dos conteúdos tem sido variada para cada escola, mas geralmente é feita segundo uma tradição de ensino.

Diante da diversidade de conteúdos possíveis, os professores devem fazer as escolhas daqueles que são mais significativas para serem trabalhados em determinados momentos ou determinados grupos de alunos, no decorrer da escolaridade.

Para cada disciplina do Ensino Fundamental, a organização e seleção dos conteúdos podem ser realizadas por meio dos blocos de conteúdos ou eixos organizadores.


•O trabalho com os diferentes conteúdos e as disciplinas organizadas por eixos requer que a escola seja um espaço de formação e informação em que a aprendizagem dos conteúdos deve, necessariamente, favorecer a participação do aluno no dia-a-dia, de questões sociais a um universo cultural maior. 






A didática exige a sensibilidade, na escolha da melhor maneira de trabalhar um conteúdo. Não é o professor o personagem principal, não são os recursos utilizados os responsáveis pela aprendizagem. É todo um processo de escolha que permite evoluir a compreensão do conhecimento.
Rubem Alves, neste vídeo explica melhor:


 
Perfeito o pensamento de Rubem Alves, principalmente pela sua sensibilidade. Amei esse vídeo, principalmente na parte que ele diz que " ...nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore." Como isso é forte! E real.









Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!
Volte sempre!