Modelo de Resenha
Seguindo a estrutura que se
espera de uma resenha crítica, o Prof. Antonio Rubbo MülIer, diretor da Escola
Pós-Graduada de Ciências Sociais, da Fundação Escola de Sociologia e Política
de São Paulo, instituição complementar da Universidade de São Paulo, criou um
modelo simplificado que apresenta todas as partes necessárias para a perfeita
compreensão do texto resenhado. Divide-se em nove itens, assim relacionados:
I- OBRA
a) autoria (autor ou autores)
h) título (incluindo o subtítulo,
se houver)
cl comunidade onde foi publicada
d) firma publicadora
e) ano de publicação
f) edição (a partir da segunda)
g) número de páginas ou de
volumes
h) ilustrações (tabelas,
gráficos, desenhos etc.)
i) formato (em cm)
j) preço
II- CREDENCIAIS DA AUTORIA
a) nacionalidade
b) formação universitária ou
especializada
c)
títulos
d)
cargos exercidos
e)
outras obras
III- CONCLUSÕES DA AUTORIA
a) quer separadas no final da
obra, quer apresentadas no final dos capítulos, devem ser sintetizadas as principais
conclusões a que o autor da obra resenhada chegou em seu trabalho
b) caso não se apresentem
separadas do corpo da obra, o resenhista, analisando o trabalho, deve indicar
os principais resultados obtidos pelo autor
IV - DIGESTO
a)
resumo das principais ideias expressas pelo autor.
b)
descrição sintetizada do contendo dos capítulos ou partes em que se divide a
obra
V - METODOLOGIA DA AUTORIA
a) método de abordagem (indutivo,
dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético)
b). método de procedimento
(histórico, comparativo, monográfico, estatístico, tipológico, funcionalista,
estruturalista, etnográfico etc.).
e) modalidade empregada (geral,
especifica, intensiva, extensiva, técnica, não técnica, descritiva, analítica
etc.)
d) técnicas utilizadas (observação,
entrevista, formulários, questionários, escalas de atitudes e de opinião etc.)
VI QUADRO DE REFERENCIA DA AUTORIA
a) corrente de pensamento em que
se filia (evolucionismo, materialismo histórico, historicismo, funcionalismo
etc.)
b) modelo teórico (teoria da ação
social, teoria sistêmica, teoria da dinâmica cultural etc.)
VII QUADRO DE REFERÊNCIA DO RESENHISTA
O resenhista pode aceitar e
utilizar, na análise da obra, o quadro de referência empregado pelo autor ou, ao
contrário, pela sua formação científica, possuir outro. É necessário a
explicitação do quadro de referência do resenhista, pois terá influência
decisiva tanto na seleção dos tópicos e partes que considera mais importantes
para a análise quanto na elaboração da crítica que se segue.
VIII - CRITICA DO RESENHISTA
a)
julgamento da obra do ponto de vista
metodológico:
·
coerência entre a posição central e a
explicação, discussão e demonstração
·
adequado emprego de métodos e técnicas
específicas
b)
mérito da obra:
·
originalidade
· contribuição para o desenvolvimento da ciência,
quer por apresentar novas ideias e/ou resultados, quer por utilizar abordagem
diferente
c)
estilo empregado
IX - INDICAÇÕES DO RESENHISTA
a) a quem é dirigida
(especialistas, estudantes, leitores em geral)?
b) fornece subsídios para o
estudo de que disciplina(s)?
c) pode ser adotado em que tipo
de curso?
Projeto do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
Seguindo a estrutura que se espera de um projeto de conclusão de curso
criamos um modelo que apresenta todas as partes necessárias para a perfeita elaboração do TCC. Divide-se em a capa e 12 itens, assim relacionados:
CAPA
I - TÍTULO
II - EQUIPE
III - DELIMITAÇÃO DO TEMA E
DO PROBLEMA
IV - JUSTIFICATIVA DO OBJETO
EM ESTUDO
V - OBJETIVO GERAL E
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
VI - FORMULAÇÃO DAS
HIPÓTESES
VII - EXPLICITAÇÃO DO QUADRO
TEÓRICO
VIII - PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO
IX – CRONOGRAMA
X - REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
XI - ORÇAMENTO
XII- ANEXOS
Obs: Aqui os temas são centralizados e não numerados.
TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)
Seguindo a estrutura que se espera de um TCC criamos um modelo que apresenta todas as partes necessárias para a intervenção. Divide-se em duas partes, da capa ao sumário é centralizado e não enumera (mas, conta). Da Justificativa em diante os temas são recuados à esquerda e as páginas são enumeradas, assim relacionados:
CAPA
FOLHA DE ROSTO
Parecer da Orientadora
Parecer da Banca Examinadora
Epígrafe
AGRADECIMENTOS
FOLHA
DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
SUMÁRIO
Justificativa
|
9
|
Diagnóstico da Escola Campo de
Estudo
|
11
|
Estrutura física
|
11
|
Recursos humanos
|
12
|
Recursos materiais
|
13
|
Perspectivas pedagógicas
|
14
|
Identificação do Problema
|
15
|
Referencial Teórico
|
18
|
1-
|
18
|
2-
|
24
|
3-
|
30
|
4-
|
36
|
Proposta de Intervenção
|
43
|
Cronograma de atividades
|
45
|
Conclusão/Recomendação
|
46
|
Referências Bibliográficas
|
49
|
Anexos
|
50
|
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