FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra. 2004, 148p.
APOIO PEDAGÓGICO
ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
APOIO PEDAGÓGICO
SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO
ENSINO MÉDIO
(VERSÃO PRELIMINAR)
ORIENTAÇÕES TEORICO-METÓDOLÓGICAS
CURSO NORMAL MÉDIO
NÚCLEO DE FORMAÇÃO: PRÁTICA
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL MÉDIO
NÚCLEO DE FORMAÇÃO – PRÁTICA
ANÁLISE DO COMPONENTE CURRICULAR
DIDÁTICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
ANO 1º:
UNIDADE: 1
EMENTA: Concepção de Educação, Didática, Avaliação e Avaliação da Aprendizagem. Sistema de avaliação O processo de ensino aprendizagem – os sujeitos do processo. Planejamento da aprendizagem enquanto processo de organização do ensino-aprendizagem. Avaliação da aprendizagem. A dinâmica da sala de aula.
OBJETO DE ESTUDO: A Didática e suas relações na aprendizagem
OBJETIVO: Compreender a
Didática como estudo e investigação permanente dos condicionantes que
interatuam nas relações entre prática, conhecimento e aprendizagem.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO
METODOLÓGICAS
·
Compreensão do conceito e do histórico da
Didática;
·
Compreensão dos pressupostos epistemológicos;
·
Identificação do papel da didática na atividade
escolar e na construção da identidade do profissional docente;
·
Concepção de Educação; de Homem; e de mundo que
orientam as aprendizagens;
·
Estudo da Função Social da Escola;
·
Reconhecimento dos sujeitos da aprendizagem; o
professor; o aluno: sua formação Integral (aspectos; afetivo, cognitivo e
social.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS CURSO NORMAL MÉDIO NÚCLEO DE FORMAÇÃO – PRÁTICA ANÁLISE DO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ANO: 1º UNIDADE: 2 OBJETIVO: Conhecer a organização do trabalho pedagógico como condição do pensar e do saber fazer docente, tendo a planejamento da prática educativa como uma atividade para a construção de uma escola democrática. OBJETO DE ESTUDO: A organização do trabalho pedagógico ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
O trabalho
Pedagógico
· Compreensão da aula como forma de organização do
ensino: (estruturação didática e tipos);
· Reconhecimento dos elementos constituintes da
organização do trabalho pedagógico; objetivos, conteúdos, métodos e processos
de ensino; educador x educando x conhecimento x sala de aula; e da sua
importância no pensar e fazer docente;
· Construção do Plano de Aula, articulando aos
métodos e processos de ensino vivenciados na sala de aula, com a fundamentação
teórica estudada;
· Desenvolvimento das atitudes de pesquisa e do
professor pesquisador;
· Utilização de instrumentos teóricos
metodológicos, (observação, entrevista);
· Socialização das práticas observadas e das
análises dos planos de aula;
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS CURSO NORMAL MÉDIO NÚCLEO DE FORMAÇÃO – PRÁTICA ANÁLISE DO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. ANO: 1º UNIDADE : 3 OBJETIVO: Compreender a avaliação como processo de construção do conhecimento, Aprofundando o conhecimento de planejar o saber fazer docente como condição de organizar o ensino e a aprendizagem. OBJETO DE ESTUDO: A avaliação enquanto processo de construção do conhecimento. ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
· Conhecimento de diferentes concepções de
Avaliação;
· Construção do conceito de Avaliação e de
Avaliação da Aprendizagem;
· Conhecimento dos diferentes sistemas de
Avaliação Externa (Prova Brasil, SAEP, Provinha Brasil) ;
· Reconhecimento das funções e etapas da avaliação;
· Identificação dos diferentes enfoques da
avaliação da aprendizagem e suas conseqüências sociais;
· Compreensão do sentido e significado da
avaliação observando ao avaliar:Para que?Por quê? Para quem? A quem? E o que
avaliar?
· Compreensão do planejamento enquanto reflexão
crítica da prática social e pedagógica;
· Reflexão e análise sobre o Planejamento do
Sistema Educacional; do Projeto Político Pedagógico; e do Plano de Ensino e de
aula (importância, características, tipos, e elementos constitutivos)
· Estudos em pequenos e grandes grupos,
oportunizando trocas significativas;
· Socialização das temáticas estudadas e ou
investigadas,
· Realização de trabalhos teóricos de elaboração
individual, oportunizando leituras e discussões coletivas.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS CURSO NORMAL MÉDIO NÚCLEO DE FORMAÇÃO – PRÁTICA ANÁLISE DO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ANO: 1º UNIDADE :4 OBJETIVO: Compreender a didática e a avaliação como estruturantes do processo de construção do conhecimento, expressando os saberes necessários à prática pedagógica no contexto da elaboração de um plano de atividade de ensino. OBJETO DE ESTUDO: Análise da avaliação do ensino-aprendizagem ORIENTAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
· Reflexão e análise das práticas avaliativas e
instrumentos de avaliação da aprendizagem;
· Identificação das diferenças entre a Avaliação
Institucional, Avaliação do Processo de Ensino- aprendizagem, e Auto-Avaliação;
· Reflexão e análise da prática docente x
planejamento e avaliação da aprendizagem;
· Elaboração do projeto didático articulando o
planejamento a execução e a avaliação.
· Discussões das temáticas coletivamente e
elaboração de síntese individual.
· Estudo de casos em pequenos grupos e
socializados no grande grupo;Reflexão e análise de planos de aula
REFERÊNCIAS BEHRENS, M. A. O Paradigma Emergente a Prática Pedagógica. 3ª edição. Curitiba: Universitária Champagnat, 2003. ___________. Paradigma da Complexidade: Metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis Rio de janeiro. Vozes, 2006. BUFFA, Ester. Ideologias em Conflitos: Escola Pública e Escola Privada. São Paulo. Cortez e Moraes 1979. CANDAU, Vera M (org) A Didática em Questão, Petrópolis. Vozes, 1988 _____ Rumo à Nova Didática. Petrópolis: Vozes, 1988. CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma Teoria. Porto Alegre: Artes Médica Sul Ltda., 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2005. GOMEZ, A. I. e SACRISTAN, J. Gimeno. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. HERNANDEZ E Ventura – A Organização do Currículo por Projeto de Trabalho. HOFFMAN, Jussara. Pontos e Contra Pontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 1998. ______Avaliação: Mito e Desafio: Uma perspectiva construtivista: Porto Alegre; Mediação, 2005. _____Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré escola à universidade: Porto Alegre; Mediação, 2003. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo Cortez, 1999 ______ Democratização da Escola Pública – A Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos ed. Loyola 1989 LUCK, Heloísa. Pedagogia Interdisciplinar Fundamentos Teórico-Metodológicos. 8ª ed. Petropolis Vozes 2000 LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar 10ª ed. Cortez MORETTO, Vasco Pedro. Prova: Um Momento Privilegiado de Estudo não Um Acerto de Contas. Rio de Janeiro DP& A, 2003 PILETTI, Claudino. Didática Geral São Paulo, Ática 1995. ROMANOWSKI, Joana Paulin et al.(orgs) Conhecimento Local e Conhecimento Universal :Formação Docente, Aprendizado e Ensino. Curitiba: Champagnat, 2005, Vol. 1 e 5 XII ENDIPE. WEISZ Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo, Editora Ática, 2001 ZABALA, A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre Artmed 1998 ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS CURSO NORMAL MÉDIO NÚCLEO DE FORMAÇÃO – PRÁTICA Análise do Componente Curricular
PRÁTICA PEDAGÓGICA
ANO: 1º
UNIDADE : 1
EMENTA; Estudo da prática
educacional escolar. Formas de organização e gestão. Aspectos legislativos.
Condições do Trabalho Educativo. Processos de Construção do sucesso e fracasso
escolar. Evasão. História da Escola.
OBJETO DE
ESTUDO: O espaço de aprendizagem e de inserção profissional
OBJETIVOS:
Compreender o componente curricular; Prática Pedagógica; Aproximar o discente
com o espaço de profissionalização; Desenvolver atitudes de pesquisa e do
professor pesquisador.
EIXO
INTEGRADOR; Educação escolar, a escola enquanto instituição social, a escola e
a realidade brasileira.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. O componente Prática Pedagógica
·
Estudo do componente Prát. Pedagógica.:
·
Concepções, requisitos, importância; concepção
de estágio x prática
2. A educação Escolar-
·
Definição das Escolas Campo de Estudo
·
Orientação de como adentrar na escola (1º
contato)
·
Estudo para realização de observação etnográfica
a partir de orientações prévias;
·
Desenvolvimento de atitudes de pesquisa e do
professor-pesquisador;
·
Reconhecimento da importância da utilização da Ética no compromisso assumido
com a escola, futuro espaço de exercício profissional;
·
Socialização da primeira impressão sobre a
escola;
·
Iniciação aos procedimentos de Pesquisa ;
leitura e compreensão.
·
Orientação do Relatório Parcial, anunciando as
dúvidas e possíveis problemas identificados que mereçam aprofundamentos.
AVALIAÇÃO:
Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final.
Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. – Produção
escrita individual e coletiva, e auto-avaliação
ANO: 1º
UNIDADE : 2
OBJETIVOS:
Conhecer e analisar a realidade do espaço de exercício profissional. ( escola
campo de estudo)
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Conhecendo a Escola-Campo de Estudo
·
Conhecimento da História da Escola campo de
estudo; do seu entorno; e da comunidade;
·
Socialização das idas e vindas da Escola campo
de estudo articulando o observado/vivido com os aspectos teóricos estudados;
·
Reflexão sobre O que é a Escola? O que é uma
Escola? O que é uma escola Pública?
·
Compreensão da Função social da Escola;
·
Realização de Entrevistas ou questionários com
as pessoas da comunidade;
·
Sistematização das Entrevistas
·
Análise dos problemas detectados durante as
observações e socializados no grupo;
·
Orientação para elaboração do Relatório parcial.
AVALIAÇÃO:
Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final.
Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. – Produção
escrita individual e coletiva, e auto-avaliação
ANO: 1º
UNIDADE :3
OBJETIVOS:
Conhecer a realidade do espaço de exercício profissional.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
2. Estrutura e Organização da Escola
·
Conhecimento da Estrutura Interna: física,
organizativa;
·
Compreensão dos aspectos da legislação que
estruturam a escola
·
Os que fazem a escola: Direção/ Coordenação /
professores/aluno secretaria/ pessoal que auxiliam a administração;
·
Estudo do processo de construção do sucesso /
fracasso escolar;
·
Identificação das causas e conseqüências da
Evasão Escolar;
·
Amadurecimento do problema identificado e/ou
tema para construção do projeto de intervenção da prática pedagógica.
·
Orientações sobre a Elaboração do Relatório
Parcial e do Projeto de Intervenção da Prática Pedagógica.
AVALIAÇÃO:
Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final.
Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. Produção
escrita individual e coletiva, e auto-avaliação
ANO: 1º
UNIDADE :4
OBJETIVOS:
Conhecer e analisar a realidade do espaço de exercício profissional
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Estrutura e
Organização da Escola:
A gestão na Escola
·
Reconhecimento do tipo de gestão da escola;
·
Realização de Entrevistas com
gestores/coordenador-professores e
estudantes;
·
Relacionamento destes com a comunidade (pais/ e
estudantes )
·
Identificação das condições do Trabalho
Educativo.
·
Leitura e compreensão do Projeto Político
Pedagógico;
·
Verificação da existência de articulação dos
Projetos Escolares com PPP.
·
Elaboração Final do Projeto de Intervenção da
Prática- Pedagógica
·
Conhecimento de formas de se organizar reuniões
pedagógicas, conselhos de classe, reuniões de pais e mestres, trabalhos
comunitários;
·
Orientação s/ elaboração do Relatório Final,
confrontando com os estudos sobre a realidade educacional brasileira.
AVALIAÇÃO:
Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final.
Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. – Produção
escrita individual e coletiva, e auto-avaliação
Análise do Componente
Curricular: Prática Pedagógica
EMENTA; Estudo da prática
pedagógica na sala de aula. Formas de organização, sistematização e dinâmica da
aula na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Intervenção Pedagógica.
OBJETO DE
ESTUDO: As diferentes relações no interior da sala de aula.
EIXO
INTEGRADOR; A sala de aula enquanto espaço de interação, construção e produção
de saberes e práticas.
ANO: 2º
UNIDADE : 1
OBJETIVOS:
Aproximar o discente com a sala de aula. Analisar as diferentes relações no
interior da sala de aula de Educação Infantil.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS;
1.
Intervenção da Prática Pedagógica
·
Submissão à Equipe técnico-pedagógica da escola campo de estudo e a docente da Prática Pedagógica o projeto. (1)
2. A sala de aula da Educação Infantil
·
Conhecimento do Histórico da Educ. Infantil
·
Orientação s/ observações:
o
das relações interpessoais na sala de aula;
o
da dinâmica, planejamento, rotina, espaço,
tempo, normas, recreio, disciplina;
3. Do
Cuidar e Educar na Educação Infantil
·
Conhecimento da
sistemática de se lidar com: a
adaptação, hora do banho, brincadeiras, mordidas, controle dos esfíncteres, etc
·
Observação das formas de sistematização do
saber-fazer docente atentando para as especificidades da Educação Infantil
·
Estrutura, organização e sistematização do
processo de ensino-aprendizagem;
·
Reconhecimento das formas de Avaliar na Educação
Infantil;
·
Socialização do cotidiano observado, analisado a
partir do embasamento teórico que fundamentou as observações;
·
Orientação sobre a Elaboração do Relatório
Parcial
4.
Construção do Projeto de Intervenção
·
Elaboração do Projeto de Intervenção didático
pedagógica (2), (PIDP) observando plano de aula, tempo pedagógico, trabalho
individual e coletivo, material de apoio, textos; temática, nível da
turma.
AVALIAÇÃO:
Processual; Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência
do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do Espaço de
profissionalização. Auto-avaliação.
ANO: 2º
UNIDADE : 2
OBJETIVOS:
Aproximar o discente com a sala de aula. Analisar as diferentes relações no
interior da sala de aula do Ensino Fundamental. Estabelecer conexões entre a
dinâmica escolar e a sala de aula
ORIENTAÇÕES
TEÓRICAS METODOLÓGICAS
1.Projeto de
Intervenção da Prática Pedagógica
·
Iniciação da Vivência do projeto (1)
2.A sala de aula nos anos iniciais
do Ensino. Fundamental.
·
Conhecimento do Histórico do Ensino.
Fundamental.
·
Orientação s/ observações:
-das relações interpessoais na
sala de aula;
- da dinâmica, rotina e formas
de sistematização do saber-fazer docente atentando para as especificidades dos
anos iniciais do Ensino Fundamental;
·
Reconhecimento das formas de Avaliar no Ensino Fundamental;
·
Socialização do cotidiano observado,
·
Análise do observado a partir do embasamento
teórico que fundamentou as observações;
·
Orientação sobre os elementos constitutivos do
Projeto de Intervenção Didático Pedagógica.
·
Elaboração do Relatório Parcial
Avaliação
·
Processual;
·
Elaboração e re-elaboração de relatórios.
Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
·
Considerar a avaliação da professora do. Espaço
de profissionalização. Auto-avaliação
ANO: 2º
UNIDADE :3
OBJETIVOS: Analisar as diferentes relações no interior
da sala de aula do Ensino Fundamental. Construir o projeto de Intervenção
didático-pedagógica na escola. Estabelecer conexões entre a dinâmica escolar e
a sala de aula
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Projeto
de Intervenção da Prática- pedagógica.
·
Continuação da Vivência do projeto (1)
2. Construção
do Projeto de Intervenção didático-pedagógico.(2)
·
Elaboração do Projeto de Intervenção
didático-pedagógica, observando os elementos constitutivos:
o
Plano de aula, tempo pedagógico
o
Material de apoio, textos;
o
Temática, nível da turma.
o
Trabalho individual e coletivo,
·
Apreciação do Projeto de Intervenção
didático-pedagógica a docente da Prática Pedagógica.
·
Elaboração do Relatório Parcial
3.
Avaliação: Processual; Elaboração e
re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização.
Auto-avaliação
ANO: 2º
UNIDADE : 4
OBJETIVOS:
Estabelecer conexões entre a dinâmica escolar e a sala de aula. Articular
elementos teóricos e práticos vivenciados sem perder de vista a dinâmica
escolar. Vivenciar o projeto de Intervenção didático-pedagógica na escola
ORIENTAÇÕES
TEÓRICAS METODOLÓGICAS
1. Projeto
de Intervenção da Prática- pedagógica
·
Continuação da Vivência do Projeto (1)
2. Vivência
do Projeto de Intervenção didático-pedagógica.(2)
·
Na Educação Infantil
·
(creches e ou séries iniciais)
·
No Ensino Fundamental;
·
(1º ciclo ou 1ª e 2ª séries)
3. Elaboração
do Relatório Final, atentando para as dificuldades percebidas na construção da
sua prática discente/docente,
( dúvidas;
esclarecimentos;aprofundamentos; lacunas encontradas); necessárias ao exercício
da docência, tendo em vista o processo de
da reflexão sobre a construção da
sua própria prática.
4. Identificação
de elementos significativos para estudos no próximo ano.
5. Avaliação
Processual;
Elaboração e
re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
Considerar a
avaliação da professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação
Análise do
Componente Curricular: Prática Pedagógica
EMENTA:
Estudo da prática pedagógica da sala de aula Especificidade dos saberes e
competências do profissional na Ed. Inf. e nos anos iniciais do Ens.
Fundamental. O Trabalho Pedagógico. O
Currículo da Edu. Infantil e do Ens. Fundamental. Vivência do Projeto de Intervenção.
OBJETO DE
ESTUDO: Os saberes e competências necessários ao exercício da prática docente.
EIXO
INTEGRADOR; A organização do Ensino e do trabalho escolar
ANO: 3º
UNIDADE; 1
OBJETIVOS:
Aprofundar a aproximação do discente com a sala de aula. Refletir sobre o
processo de ensino aprendizagem desenvolvido nos seguimentos estudados e sua
articulação com a teoria que o referenda
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS;
1. .
Projeto de Intervenção da Prática- pedagógica
Continuação da Vivência do Projeto
de Intervenção da Prática Pedagógica
2. A Organização do Trabalho Pedagógico
Identificação de processos de
ensino-aprendizagem da Educação Infantil;
Conhecimento do Trabalho Pedagógico
(elementos estruturantes)
Caracterização da sala de aula,
observando as relações interpessoais a sua articulação com os saberes e
processos de ensino-aprendizagem, agora analisando-os à luz da vivência
anterior e dos fundamentos teóricos estudados.
-Reconhecimento de diferentes
formas de avaliação na Educação Infantil (analisando a coerência entre os
saberes e processos de ensino-aprendizagem, as estratégias das aulas e os nexos
entre as mesmas )
Conhecimento das especificidades do
trabalho pedagógico na Educação Infantil (saberes e prática);
Compreensão das particularidades do
Currículo da Educação Infantil e sua aplicação no contexto da sala de aula.
Reflexão sobre a sala de aula
enquanto momento de produção e construção de saberes e intervenção pedagógica
numa perspectiva de apreensão dos saberes da docência na Educação Infantil.
- Estruturação dos projetos de
Intervenção para turmas da Educação Infantil cuidando da seleção de: conteúdos,
dinâmicas, o tempo pedagógico, multimeios,
Avaliação : Processual; Elaboração
e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
Considerar a avaliação da
professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação
ANO: 3º UNIDADE : 2
OBJETIVOS:
Expressar o conhecimento dos saberes docentes no planejamento do trabalho
pedagógico, na estruturação do projeto de intervenção didático pedagógico. .
Selecionar conteúdos necessários e pertinentes ao seu projeto de intervenção
considerando a unidade e respeitando o processo de construção de saberes.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS;1
1. A
Organização do Trabalho Pedagógico
-Identificação de processos de
ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental;
Conhecimento do Trabalho Pedagógico
(elementos estruturantes)
Caracterização da sala de aula,
observando as relações interpessoais a sua articulação com os saberes e
processos de ensino/aprendizagem, agora analisando-os à luz da vivência
anterior e dos fundamentos teóricos estudados.
- Reconhecimento de diferentes
formas de avaliação no Ensino Fundamental (analisando a coerência entre os
saberes e processos de ensino-aprendizagem, as estratégias das aulas e os nexos
entre as mesmas)
- Conhecimento das especificidades
do trabalho pedagógico no Ensino
Fundamental (saberes e prática)
Compreender as particularidades do
Currículo do Ensino Fundamental e
sua aplicação no contexto da sala de aula.
Reflexão sobre a sala de aula
enquanto momento de produção e construção de saberes e intervenção pedagógica
numa perspectiva de apreensão dos saberes da docência no Ensino Fundamental..
Estruturar os projetos de
Intervenção ( para turmas de 2º Ciclo )
Selecionar conteúdos, dinâmicas, o
tempo pedagógico, multimeios, enfim,
estruturar o trabalho pedagógico.
2 .Avaliação: Processual; Elaboração
e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de
Intervenção.
Considerar a avaliação da
professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação
ANO: 3º UNIDADE : 3
OBJETIVOS: Vivenciar o projeto de Intervenção
didático pedagógica estabelecendo conexões entre a dinâmica escolar e a sala de
aula
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS;
1. Vivência do Projeto de Intervenção
didático-pedagógica
• Na Educação Infantil
(Nas séries finais)
• No Ensino Fundamental;
(2º ciclo )
• Socialização das Intervenções
• Elaboração do Relatório Parcial,
2. Avaliação Processual; Elaboração
e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de
Intervenção.
Considerar a avaliação da
professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação
ANO: 3º UNIDADE : 4
OBJETIVOS: Avaliar o Projeto de Intervenção da
Prátic
Pedagógica
utilizando como critério os objetivos propostos
inicialmente
no projeto. Avaliar o Projeto de Intervenção Didático
Pedagógico,
e a intervenção dos professores em formação, tendo
como foco a
construção dos saberes da docência.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS;
1. Avaliação do Projeto de Intervenção
das Práticas
• Avaliação do Projeto de Intervenção
da Prática Pedagógica vivenciados na Escola Campo. (pela Equipe
técnico-pedagógica e docente da escola campo de estudo e a docente da Prática
Pedagógica.)
• Avaliação do Projeto de Intervenção
didático—pedagógica. ( pelas professoras formadoras).
• Elaboração do Relatório Final;
• Introduzir Noções do TCC tendo em
vista a escolha do objeto de estudo diante das vivências e saberes apreendidos.
Avaliação: Processual; Elaboração progressiva
dos relatórios. Planejamento e vivência
do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de
profissionalização. Auto-avaliação.
Analise do
Componente Curricular: Prática Pedagógica
EMENTA:
Exercício de análise da prática pedagógica escolar. Elaboração do Trabalho de
Conclusão do Curso.
OBJETO DE
ESTUDO: Sistematizar os conteúdos da formação e da análise da escola-campo.
Eixo
Integrador; A prática docente: organização, sistematização..
ANO: 4º
UNIDADE:1
OBJETIVOS:
Estabelecer conexões com as observações e vivências da prática docente e
pedagógica e refletir sobre as discussões realizadas na sala de aula.
Estruturar o TCC
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Prática Pedagógica
·
Discussão sobre o reconhecimento das diferentes
práticas
·
observadas, análise e reflexão;
·
Identificação da importância da prática de
ensino na construção dos saberes da
docência.
2. Elementos Estruturantes do TCC
·
Definição do tema; objetivos; objeto de estudo;
·
Elaboração da justificativa;
·
Aprofundamento dos princípios e procedimentos de
pesquisa.
·
Leitura e aprofundamento do referencial teórico.
·
Construção de sínteses para discussão em
pequenos grupos ou com o orientador, num processo de construção do texto
argumentativo do trabalho monográfico.
·
- Resgate do processo de análises das
Entrevistas e ou questionários realizados (se for o caso de serem
aproveitados), mas a forma de tratar os instrumentos já foi anteriormente
trabalhada.
·
Avaliação: Processual. Elaboração progressiva do
TCC.
ANO: 4º UNIDADE:2
OBJETIVOS:
Aprofundar princípios e procedimentos de pesquisa. Elaborar redação do TCC.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Organização do TCC
• Elaboração dos textos que compõem o
TCC (; referencial teórico, considerações finais);
• Reflexão e análise sobre os textos
produzidos;
• Discussão c/ o orientador nos
encontros prefixados
2. Avaliação: Processual. Elaboração
progressiva do TCC
ANO: 4º UNIDADE:3
OBJETIVOS:
Elaborar o TCC. Construir a estrutura final do TCC.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Organização do TCC;
• Revisão do texto elaborado
• Construção da Introdução e/ou
apresentação, índice, agradecimentos, referências
2. Avaliação: Processual. Elaboração
progressiva do TCC.
ANO: 4º
UNIDADE:4
OBJETIVOS:
Organizar a estrutura final do TCC atendendo as Normas da ABNT. Apresentar a
defesa do TCC.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Estrutura final do trabalho de
caráter científico (TCC)
• - Revisão da estrutura, da digitação,
das referências,
• - Encontro com a orientadora para
finalizar os ajustes finais,
• - Correção. Encadernação.
• - Organização da estrutura de
defesa do TCC com o orientador
• - Apresentação e defesa do TCC para
a banca constituída cm o mínimo de 3 pessoas.
AVALIAÇÃO:
Processual; Elaboração final do TCC. Apresentação e defesa diante da banca
examinadora.
REFERÊNCIAS
(acrescentaria)
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Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2ª edição São Paulo;
Cortez, 2003.
BATISTA NETO,
José e SANTIAGO, Maria Eliete (orgs) Formação de Professores e Prática
Pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massagana, 2006.
CHARLOT,
Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões
para a educação hoje. Porto Alegre. Artmed, 2005
CUNHA, M. I.
O Bom Professor e sua Prática. Campinas; Papirus, 1989
CANDAU, Vera
Maria & LELIS, Isabel Alice. A relação teoria-prática na formação do
educador. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: ABT, 12 (55): 12-18, 1983.
Dussel, Inês. A invenção da sala de aula: uma genealogia
das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003
GUARNIERE,
Regina (org.) Aprendendo a Ensinar: O Caminho suave da docência. Campinas, São
Paulo: Autores Associados, 2000.
SEDUC,
Secretaria de Educação Cultura e Esportes. Princípios e Concepções para
Formação de Docentes-Educação Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental do
Estado de Pernambuco - Recife, 2006
________.
Referenciais Curriculares para o Curso Normal Médio do estado de Pernambuco –
agosto / 2006
MEC.
Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores. Secretaria
de Educação Fundamental. Brasília. A Secretaria, 1999.
LUDKE, Menga
& ANDRÉ Marli. Pesquisa em Educação; abordagem qualitativa. São Paulo: EPU
, 1986.
NÓVOA,
Antonio (coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Portugal: Dom Quixote,
1995
PERRENOUD,
Philippe, Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas
sociológicas Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA,
Selma Garrido (org.) Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez
2002.
ROCHA, Áurea
Maria Costa. A Formação de Professores e a Construção dos Saberes da Docência
no Curso de Pedagogia da UFPE, 2008. Dissertação (Mestrado Em Educação)
Programa de Pós Graduação, Universidade Federal de Pernambuco.
TARDIF,
Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro:
Editora Vozes,2002.
ZEICHNER,
Kenneth M. A formação Reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa:
Educa e autor, 1993.
Zóboli,
Graziella - Práticas de Ensino Subsídios para a atividade docente 11ª edição
Ed. Ática
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO
NORMAL MÉDIO
NÚCLEO
DE FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise
do Componente Curricular
DIDÁTICA DA HISTÓRIA
O rompimento com o paradigma
tradicional, que reduzia a História a dimensão política institucional, fez
surgir um novo olhar sobre a nova História que reconhece a subjetividade na
produção de conhecimento histórico ao afirmar que cada historiador olha o
passado de um ponto de vista particular. Trazendo a idéia de que a verdade
histórica é relativizada. Compreende o tempo como processo e não mais como
cronológico (factual). Os documentos passam a ser vistos como tudo aquilo que é
resultado da ação humana, dotado de intencionalidades. A superação do processo
explicativo, que se baseava na relação linear causa/conseqüência ampliou o
olhar do historiador colocando-o em contato com diferentes áreas do
conhecimento humano, proporcionando uma leitura mais abrangente da realidade.
Tais questões sobre o modo de se produzir o conhecimento histórico interferem
diretamente sobre as novas proposições sobre como se organiza o ensino de
História.
É nesse contexto que se busca
superar um ensino de História, pautado no estudo de um passado inerte, de uma
história narrativa, com os fatos trabalhados numa seqüência cronológica. com
seus heróis da pátria,que com seus
espíritos privilegiados , guiavam o rumo a nossa História.
Nessa superação, as novas
proposições apontam para o Ensino de História a partir da forma como o
historiador a produz permitindo a compreensão de que o próprio conhecimento
histórico deixa de ser um saber pronto, acabado, cristalizado para ser um
saber, fruto de uma construção social.
Assim, é que a Didática da
História, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se
propõe a desenvolver o processo de construção do Saber Histórico considerando:
o trato com os documentos; com conceitos; que propõe aos estudantes o contato
com diversas fontes de pesquisa (orais, escritas, icnográficas), possibilitando
o diálogo, questionamentos e uma permanente interação no processo de construção
do saber histórico, percebendo-se sujeitos construtores, enquanto atores e
autores da sua própria história.
Nesse
sentido objetiva-se que os estudantes percebam a história como lócus que
privilegia a construção do saber histórico articulado às contradições,
semelhanças; diferenças, singularidades; o tempo-espaço, assim desenvolvendo o
método de investigação histórica que possibilita a compreensão desta como
construção, e não como algo a ser apenas memorizado pelos estudantes.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO
NORMAL MÉDIO
NÚCLEO
DE FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do Componente
Curricular: DIDÁTICA DA HISTÓRIA
EMENTA: Estudo dos
Fundamentos do Ensino e Aprendizagem da História, voltados para a prática de
ensino na Educação Infantil, e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O tempo
histórico, o espaço, a cultura e as relações sociais. O Saber Histórico. . O
aluno enquanto sujeito histórico. Fontes de Pesquisa. Os PCNs e as Propostas
Curriculares. Perspectivas e Alternativas atuais no Ensino de História. A dinâmica da sala de aula e suas relações. A
Avaliação no Ensino de História.
OBJETO DE
ESTUDO: O Processo de Ensino e Aprendizagem da História
ANO: 3º UNIDADE: 1
OBJETIVOS:
Refletir sobre os fundamentos que norteiam o Ensino de História na Educação
Infantil e no Ens. Fundamental
Compreender
os conceitos básicos da prática pedagógica do ensino de História: tempo,
espaço, cultura e relações sociais
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Fundamentos do Ensino
Aprendizagem da História
Estudo
reflexivo sobre os fundamentos que estruturam o Ensino da História na Educação
Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental;
Apreensão
dos conceitos de tempo, espaço, cultura e relações sociais, comparando-os com o
vivido.
Reflexão
sobre a compreensão de grupo social, tempo, cultura, trabalho, memória,
diversidade cultural no processo de construção e apropriação do saber histórico
Percepção de
diferentes processos de se ensinar-aprender a construção do saber histórico.
Analise de
possíveis formas de se integrar as aulas de História com outros componentes.
Avaliação:
processual e formativa
ANO: 3º UNIDADE: 2
OBJETIVOS:
Identificar
as Perspectivas e alternativas do ensino de história hoje, relacionando-as com
as vivências da sala de aula na Educação
Infantil.
Conhecer a
dinâmica da sala de aula e a prática docente no ensino de História.
Analisar o
contexto da sala de aula em articulação com a interação professor x aluno x
conhecimento x planejamento x material didático x construção de saberes.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
O Ensino de
História na Educação Infantil
Reconhecimento do papel das
relações sociais e /ou interações na aprendizagem;
O ensino de história e suas
especificidades na Educação Infantil;
Análise do currículo de história na
Ed. Infantil,
Análise de documentos e
referenciais que norteiam o ensino de História.
Compreensão do sentido e
significado da Avaliação de História na Ed. Infantil
Conhecimento das perspectivas e
alternativas di ensino de história.
Os sujeitos do processo; professor
x aluno em busca de saberes.
Avaliação:
processual e formativa
ANO: 3º UNIDADE: 3
OBJETIVOS:
Compreender a investigação como processo de construção do saber histórico no
Ensino Fundamental.
Saber-se ator e autor da História.
Analisar diferentes fontes de pesquisa.
Realizar estudos do PCNs identificando
situações que possam ser adaptadas às realidades da sala de aula
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
A Construção
de saberes no Ensino Fundamental
Construção do saber histórico a
partir do método da investigação.
Conhecimento e análise das
diferentes fontes de pesquisa histórica
Vivência de pesquisa como proposta
de estratégia de ensino: projeto temático
Compreensão da construção de saber
histórico enquanto fruto de uma construção social.
Reconhecimento de que o
homem/mulher é ator e autor da história.
Análise de documentos e
referenciais que norteiam o ensino de História no Ensino Fundamental
Análise do currículo de história no
Ensino Infantil;
Conhecimento de critérios para
seleção de conteúdos,
O professor enquanto pesquisador da
sua prática (autor e ator da s/ história)
Avaliação:
processual e formativa
ANO: 3º UNIDADE: 4
OBJETIVOS: Estabelecer uma análise comparativa entre
as observações realizadas, a teoria estudada, e o projeto de Intervenção.
Compreender a especificidade da
Avaliação no Ensino de História no Ensino Fundamental;
. Construir experiências de ensino
sob forma de plano de aula e/ou projetos interdisciplinares.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Relação docente discente na construção do
saber:
Análise comparativa entre as
experiências vivenciadas e a teoria estudada na sala de aula;
Estruturação do plano de aula, (ou
projeto integrado) e das atividades pensadas;
Elaboração do material didático
pedagógico de suporte para construção da aula;
Apresentação de um projeto de
avaliação a ser utilizado na estruturação do plano de aula;
Verificação do tempo adequado a
realização das atividades com as idades dos alunos a serem trabalhados;
Reflexão
sobre a importância da transposição didática das aulas de história atentando
para o processo de
construção do saber histórico.
Avaliação:
processual e formativa
REFERÊNCIAS
(acrescentaria)
BRASIL,
Secretaria do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN.
História de 1ª a 4ª séries. Brasília:MEC/SEF.1997
BORGES, V.
P. O QUÉ HISTÓRIA? 16ª ed. Ed.
Brasiliense, 1991
BITTENCOURT,
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CARRETERO,
Alberto Rosa e Maria Fernanda Gonzalez (org.) Ensino de História e memória
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FONSECA,
Selva Guimarães. Didática e prática de Ensino de História: experiências,
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Reflexões Sobre Procedimento Histórico IN anpuh Repensando a Historia. Rio de
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NADAI Elza –
Um Projeto de Montagem de Recursos Didáticos Aplicados à História. Anais do
VIII Simpósio Nacional da ANPUH, São Paulo, 1976
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Didática da História o Tempo Vivido: São Paulo FTD 1996
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SCHIMIDT,
Maria Auxiliadora. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular
DIDÁTICA DA
GEOGRAFIA
EMENTA:
Estudos dos conceitos básicos, dos referenciais pedagógicos e didáticos para
uma prática do ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental e na
Educação Infantil. A Geografia, Escola e Construção do Conhecimento. Os PCNs e
as Propostas Curriculares. A sala de aula espaço de construção e produção de
saberes. A avaliação no Ensino de Geografia.
OBJETO DE
ESTUDO: O Processo de Ensino e Aprendizagem da Geografia.
ANO: 4º
UNIDADE: 1
OBJETIVOS: Apreender os conceitos básicos da Geografia;
Refletir
sobre a relação do homem com o espaço geográfico, sua transformação e
preservação;
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Compreensão dos conceitos básicos
do ensino da Geografia (espaço, paisagem, lugar, território)
Reflexão sobre espaço, lugar,
paisagem, território enquanto finitos e necessários de preservação.
Análise sobre a paisagem, o espaço,
e o lugar que a escola ocupa e como este
é percebido pelos educandos.
Avaliação:
processual e formativa
ANO: 4º UNIDADE:
2
OBJETIVOS:
Proporcionar a reflexão sobre o conhecimento
geográfico e
sua representação na perspectiva da formação
cidadã do educando;
Construir a
noção de espaço (orientação espaço-temporal); e cartográfica
Estudar a
Geografia tendo o aluno e o seu contexto geográfico
como ponto
de partida;
Identificar
as características e importância social da construção
do saber
geográfico;
Conhecer e
representar o espaço geográfico escolar;
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Conhecimento de
noções de orientação espacial e localização geográfica,
Introdução
das noções de leitura e orientações cartográficas;
Conhecimento do
espaço geográfico escolar.
Percepção das
características e relevância social da construção do saber geográfico;
Representar de
diferentes formas o espaço escolar;
Avaliação:
processual e formativa
ANO: 4º
UNIDADE: 3
OBJETIVOS: Realizar estudos do PCNs identificando
situações que possam ser adaptadas às realidades da sala de aula;
Analisar
documentos e referenciais que norteiam o ensino de Geografia no Ensino
Fundamental e Edu. Infantil
Compreender
o currículo de Geografia do Ensino Fundamental e Educação Infantil;
Selecionar
conteúdos obedecendo a critérios estudados.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Identificação
nos PCNs de situações pedagógicas para adaptá-las á sala de aula;
Compreensão
das especificidades do Currículo do Ensino Fundamental e da Educação Infantil,
com vistas a aplicá-las posteriormente;
Reconhecimento
dos critérios para selecionar conteúdo de acordo com a turma
Avaliação:
processual e formativa
ANO: 4º
UNIDADE: 4
OBJETIVOS: Estabelecer uma análise comparativa entre
as observações realizadas, a teoria estudada, e o projeto de Intervenção.
Compreender
a especificidade da Avaliação no Ensino de Geografia no Ensino Fundamental;
Construir
experiências de ensino sob forma de plano de aula e/ou projetos
interdisciplinares.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Relação
docente discente na construção do saber:
Análise comparativa entre as
experiências vivenciadas e a teoria estudada na sala de aula;
Estruturação do plano de aula, (ou
projeto integrado) e das atividades pensadas;
Elaboração do material didático
pedagógico de suporte para construção da aula;
Apresentação de um projeto de
avaliação a ser utilizado na estruturação do plano de aula;
Verificação do tempo adequado a
realização das atividades com as idades dos alunos a serem trabalhados;
Reflexão sobre a importância da
transposição didática das aulas de Geografia atentando para o processo de
construção dos saberes.
Utilização do conhecimento
geográfico como ponto de referência para projetos interdisciplinares.
Avaliação:
processual e formativa
REFERÊNCIAS
• ALMEIDA, Rosângela Doin de – Do
desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola: 3 ed. – São Paulo :
Contexto, 2004 – (Caminhos da Geografia).
• -------- ( org.) – Cartografia
escolar – São Paulo , Contexto, 2007.
• BRASIL, Secretaria do Ensino
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Geografia de 1ª a 4ª
séries. Brasília:MEC/SEF.1997
• CARVALHO, Maria Inez da Silva de
Souza. Fim de século: a escola e a geografia, 2ª. ed – Ijuí : Ed. Unijuí, 2004.
• CARLOS, Ana Fani A. (org.) A
Geografia na sala de aula (Repensando o ensino. 6ª. ed. São Paulo: Contexto,
2004.
• CAVALCANTI, Lana de Sousa.
Geografia, escola e construção de
conhecimentos. Campinas, São Paulo: Papirus, 1998 – (Coleção Magistério:
Formação e trabalho Pedagógico).
• CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos,
Roselane Zordan Costella. Brincar e
cartografar com os diferentes mundos geográficos: a alfabetização espacial.
Porto Alegre: Edipucrs, 2006.
• SIMIELI, Maria Elena. Geografia,
São Paulo, Ed Ática, 2005 (Coleção meu espaço meu tempo) 4 vol.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular
DIDÁTICA DAS
CIÊNCIAS NATURAIS
EMENTA:
Estudos dos conceitos básicos, dos referenciais pedagógicos e didáticos para
uma prática do ensino das Ciências
Naturais nos anos iniciais do ensino Fundamental e na Educação Infantil.
Concepção de Ciência. Histórico das Ciências Naturais. O papel da
Experimentação no Ensino de Ciências. A Natureza e o Ser Humano. Os PCNs e as Propostas Curriculares.
Critérios estruturantes para o ensino das Ciências: conteúdo, metodologia e o
papel do professor. A sala de aula, espaço de pesquisa e descobertas. A
Avaliação no Ensino das Ciências Naturais.
OBJETO DE
ESTUDO: O processo de ensino aprendizagem das Ciências Naturais
ANO: 3º
UNIDADE: 1
OBJETIVOS: Conceituar Ciências; Conhecer o histórico
das Ciências
Naturais;
Compreender a relação existente ente a natureza e o ser
humano;
Identificar os aspectos políticos e culturais que interferem no
Ensino das
Ciências Naturais.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Construção
do conceito de ciências a partir da discussão o que é Ciências?
Compreensão
do histórico das Ciências Naturais;
Compreensão
da relação entre a Natureza e Ser humano e a importância da formação de
atitudes cidadãs;
Refletir
sobre os aspectos políticos e culturais que interferem no Ensino e Aprendizagem
das Ciências Naturais.
Proporcionar
a reflexão sobre o conhecimento da Ciência e a Ética na relação entre a
Natureza e o Ser Humano;
AVALIAÇÃO :
processual e formativa.
ANO: 3º UNIDADE:
2
OBJETIVOS:
• Conhecer o currículo de Ciências
Naturais do Ensino Fundamental e Educação Infantil;
• Selecionar conteúdos obedecendo a
critérios estudados;
• Analisar os PCNs e Referenciais
Curriculares compreendendo seus princípios filosóficos
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
• Discussão sobre o Currículo do
Ensino Fundamental e da Educação Infantil com vistas a construir autonomia para posicionar-se sobre o mesmo;
• Reconhecimento de critérios para
selecionar os conteúdos;
• Análise co currículo de Ciências na
Educação Infantil e do Ensino Fundamental;
• Compreensão dos princípios
filosóficos que estruturam os PCNs;
• Análise dos PCNs e Referencias
Curriculares que norteiam o ensino das Ciências
AVALIAÇÃO:
processual e formativa.
ANO: 3º UNIDADE:
3
OBJETIVOS;
Compreender a sala de aula de
ciências enquanto espaço de curiosidades, investigação, pesquisa, descobertas,diálogos,e construção de saberes;
Apreender os conceitos básicos que
estruturam o ensino das Ciências Naturais;
Compreender a importância da Experimentação
no Ensino de Ciências;
Orientar a iniciação à pesquisa
científica;
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Compreensão da
especificidade da sala de aula de ciências, enquanto espaço de incentivo a
curiosidade,
a investigação, e produção de saberes;
Percepção da
importância da estimulação do diálogo nos pequenos grupos, das trocas
significativas surgidas das hipóteses
testadas e ou a partir da reflexão e discussões nos grupos de trabalho;
Reconhecimento da
experimentação como proposta de estratégia de ensino aprendizagem das Ciências;
Iniciação da
orientação de Pesquisa (método científico)
Socialização das
observações vivenciadas nas escolas campo de estudo das aulas de ciências;
AVALIAÇÃO:
processual e formativa.
ANO: 3º UNIDADE:
4
OBJETIVOS:
Analisar comparativamente, as
observações realizadas, a teoria estudada e o projeto de intervenção.
Compreender as especificidades da
Avaliação no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e Educação Infantil;
Construir experiências de ensino
sob forma de plano de aula e/ou projetos interdisciplinares;
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Analise
comparativa entre as vivências na escola campo de estudo e a teoria estudada;
Estruturação
do plano de aula, (ou projeto interdisciplinar) e das atividades pensadas;
Elaboração
do material didático pedagógico de suporte para construção da aula;
Conhecimento
das especificidades da Avaliação no Ensino de Ciências
Apresentação de um projeto de avaliação a ser
utilizado na estruturação do plano de aula; ( EI ou EF)
Verificação do tempo adequado a realização das
atividades com as idades dos alunos a serem trabalhados;
Reflexão
sobre a importância da transposição didática das aulas de Ciências atentando
para o processo de construção dos saberes.
Utilização
do como ponto de referência para projetos interdisciplinares.
AVALIAÇÃO:
processual e formativa.
REFERÊNCIAS
(acrescentaria)
• BRASIL, Secretaria do Ensino
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Ciências Naturais de 1ª a
4ª séries. Brasília: MEC/SEF. 1997
• GADOTTI, Moacir. História das
idéias pedagógicas. São Paulo: Editora Ática, 1995.
• PERNAMBUCO. Secretaria de Educação,
Cultura e Esportes. Diretoria de Educação Escolar. Subsídios para organização
prática pedagógica nas escolas: ciências
e biologia/ Secretaria de Educação, Cultura, e Esportes de Pernambuco. Recife:
SECE, 1992. 1.CURRÍCULO – CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2. Programa 1992. Ciências e Biologia.
3. Proposta Educacional, 1992.
• SANTOS, F. M. T. DOS; GREGCA, I. M.
(org.) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí:
Ed. Unijuí, 2006.
• MORAES, R. (org.) Construtivismo e
ensino de ciências. Reflexões epistemológicas. Porto Alegre: EDIPCRS, 2000.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular
DIDÁTICA DA
MATEMÁTICA
Nas últimas décadas os estudos
referentes à aprendizagem e o ensino da matemática vêm crescendo especialmente
no que se refere à produção de conhecimentos sobre a aprendizagem de Números e
Operações; Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Educação Estatística, estudos
esses que fundamentam uma didática própria para o ensino desses conteúdos.
Nesse sentido compreendemos que
é indispensável aos estudantes do ensino Normal Médio conhecer os conteúdos
definidos no currículo da educação básica, uma vez que serão responsáveis pelo
ensino e aprendizagem dos mesmos, bem como as didáticas próprias de cada um,
possibilitando assim uma articulação entre ambos. Em outras palavras, os
estudos dos conteúdos de Matemática da educação básica (anos iniciais do Ensino
Fundamental) e Educação Infantil associado à perspectiva de sua didática e seus
métodos
Nessa
perspectiva, ao longo do currículo proposto para o componente curricular
Didática da Matemática, sugerimos;
• Dimensão Organizativa
Contextualização – Compreendemos
que na Didática da matemática a contextualização do saber é um desafio didático
no sentido de que a mesma tem como finalidade a estruturação de uma educação
matemática em que, a compreensão, dos conceitos e processos matemáticos, seja
privilegiada em seu desenvolvimento histórico. Diante disso a contextualização
deve ocupar um lugar de destaque, para o qual se faz necessário sempre que
possível, ao ensinarmos certo conteúdo de matemática indagar qual o contexto de
sua origem e quais são os valores que justificam sua presença atual no
currículo escolar.
A postura critica do
educador na inserção dos conteúdos matemáticos impõe a necessidade de priorizar
os valores educativos inerentes à formação do educando de modo que os aspectos
científicos do componente curricular permitam o diálogo do cidadão-aluno com
a realidade local.
Reflexão- Essa dimensão curricular
visa proporcionar o desenvolvimento da criticidade num processo de
ação-reflexão-ação, acerca do processo de ensino e aprendizagem da matemática
em integração com a construção do conhecimento matemático permeado por uma
perspectiva interdisciplinar obtido através de debates, estudos de caso,
seminários, análise de situações didáticas e da postura crítica do próprio
docente, no delineamento de sua ação pedagógica com vistas a re-significar sua
própria prática.
Avaliação- Tomará uma dimensão
processual com vistas a construção de situações de ensino-aprendizagem pautada
na vivência do saber fazer docente em articulação com os saberes teóricos.
Constituindo-se através de observação, investigação, socialização, seminários temáticos,
estudos de caso, elaboração de planos de aula, atividades e materiais, pesquisa
bibliográficas, relatórios.
Utilização de recursos- Excursões
pedagógicas (visitas a laboratórios de matemática; Centros de ensino de matemática (UFPE; UFRPE);
Bibliografias pertinentes (livros didáticos e paradidáticos, revistas, jornais,
artigos científicos); Mídias ( TV, DVD, CD player, computadores, músicas,
software educativos, vídeos ) Jogos educativos
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular
DIDÁTICA DA
MATEMÁTICA
EMENTA: Os
Números Naturais e seu Desenvolvimento Histórico. Ensino e Aprendizagem da
Representação Numérica e das Operações com Números Naturais. Tendências Atuais
do Ensino das Operações Numéricas. Os números Racionais Absolutos: História,
Representação e Processos de Ensino e Aprendizagem.
OBJETO DE
ESTUDO: Os processos de ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do
Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
ANO: 2º
UNIDADE: 1
OBJETIVOS:
Compreender os conceitos matemáticos pertinentes às idéias de Número Natural e
de Número Racional absoluto relacionando-os a seu desenvolvimento histórico.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1- Quanto a História da Matemática
Compreensão
do desenvolvimento histórico das noções de número (Natural e Racional Absoluto)
e de suas abordagens de ensino;
2- Quanto a Resolução de Problemas
Conhecimento
da noção de problema e da construção de procedimentos e atitudes para sua
resolução
3- Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Utilização
de vídeos como organizadores de conteúdos e implementadores do debate e da
reflexão sobre eles.
4- Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Utilização
de jogos para o desenvolvimento de práticas educativas e ou socialização do
conhecimento.
Discussão
sobre a especificidade da Avaliação no ensino da Matemática (através de
seminários)
AVALIAÇÃO:
processual e formativa.
ANO: 2
UNIDADE: 2
OBJETIVO:
Analisar as abordagens teórico-metodológicas para o ensino de Número Natural e
de Número Racional Absoluto
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Quanto a História da Matemática
Conhecimento
Histórico da Didática da Matemática quanto ao ensino das noções de número;
2. Quanto a Resolução de Problemas
Utilização de
situações-problemas como ponto de partida da ação didática em sala de aula
3. Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Utilização de vídeos como
organizadores de conteúdos e implementadores do debate e da reflexão sobre
eles.
4. Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Utilização de jogos para o
desenvolvimento de práticas educativas e ou socialização do conhecimento.
Discussão
sobre a especificidade da Avaliação no ensino da Matemática (através de
seminários)
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ANO: 2
UNIDADE: 3
OBJETIVO:
Discutir os algoritmos utilizados na realização das operações com números
naturais e racionais absolutos;
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Quanto a História da Matemática
Conhecimento
do desenvolvimento histórico dos algoritmos operacionais (em IN e Q+) e sua
relação com os sistemas de numeração.
2. Quanto a Resolução de Problemas
Utilização de situações-problemas
como ponto de partida da ação didática em sala de aula
3. Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Utilização da calculadora como
implementadora de cálculos numéricos mais rápidos e/ou mais extensos;
4. Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Confecção de material didático e
sua utilização
Utilização de jogos para o desenvolvimento de
práticas educativas e ou socialização do conhecimento.
Discussão sobre a
especificidade da Avaliação no ensino da Matemática (através de seminários)
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ANO: 2
UNIDADE: 4
OBJETIVO:
Relacionar os conteúdos trabalhados com suas aplicações em situações do
cotidiano.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Quanto a História da Matemática
Compreensão da origem e
desenvolvimento histórico da noção de aplicação de uma teoria matemática;
2. Quanto a Resolução de Problemas
Utilização de situações-problemas como
ponto de partida da ação didática em sala de aula;
3. Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Pesquisa e
uso de novos softwares para auxiliar as atividades escolares;
Utilização
de vídeos como organizadores de conteúdos e implementadores do debate e da
reflexão sobre eles
4. Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Confecção de material didático e sua
utilização
Discussão sobre a especificidade da Avaliação
no ensino da Matemática (através de seminários)
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular
DIDÁTICA DA
MATEMÁTICA
EMENTA:
Origem e Desenvolvimento das Noções Elementares da Geometria. Ensino e
Aprendizagem de Noções Geométricas Básicas (Forma, Tamanho, ponto, Reta, Plano,
Espaço) Conceito Geométrico como Ângulos e Figuras Geométricas (no plano e no
espaço). A Noção de Medida e Suas Aplicações. Tendências Modernas no Ensino de
Geometria Elementar.
OBJETO DE
ESTUDO: Os processos de
ensino-aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ens. Fundamental e da
Educação Infantil.
ANO: 3º
UNIDADE : 1
OBJETIVOS:
Analisar o desenvolvimento histórico dos conceitos básicos da geometria e de
sua inserção no contexto Escolar.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1-Quanto a
História da Matemática
Compreensão
do desenvolvimento histórico das noções de Geometria e suas abordagens de
ensino;
Utilização
desta compreensão para percepção da noção de modelo científico, contrapondo as
noções geométricas com as noções físicas correspondentes.
2-Quanto a
Resolução de Problemas
O uso de situações-problemas
como ponto de partida da ação didática em sala de aula
A noção de
problema e a construção de procedimentos e atitudes para sua resolução
3-Quanto ao
uso de Novas Tecnologias
Utilização
de vídeos como organizadores de conteúdos e implementadores do debate e da
reflexão sobre eles.
4-Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Discussão sobre a especificidade
da Avaliação no ensino da Matemática (através de seminários)
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ANO: 3º
UNIDADE: 2
OBJETIVOS: Articular as noções geométricas com seus
correspondentes no mundo físico e desenvolver os argumentos usados em seu
processo de ensino /aprendizagem
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Quanto a História da Matemática
Compreensão
do desenvolvimento histórico das noções de Geometria e suas abordagens de
ensino;
Utilização
desta compreensão para percepção da noção de modelo científico, contrapondo as
noções geométricas com as noções físicas correspondentes.
2. Quanto a Resolução
de Problemas
Utilização de
situações-problemas como ponto de partida da ação didática em sala de aula
Compreensão
da noção de problema e da construção de procedimentos e atitudes para sua
resolução
3. Quanto ao uso de
Novas Tecnologias
Utilização
de vídeos como organizadores de conteúdos e implementadores do debate e da
reflexão sobre eles.
4.
Quanto às Oficinas-Didático-Pedagógicas
Discussão sobre a especificidade
da Avaliação no ensino da Matemática (através de seminários)
Construção de instrumentos de
avaliação diversificados.
.
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ANO: 3º
UNIDADE: 3
OBJETIVOS:
Favorecer a construção de modelos geométricos para o
processo de
ensino/aprendizagem e utilizá-los na prática
docente;
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Quanto a História da Matemática
Compreensão
do desenvolvimento histórico das noções de Geometria e suas abordagens de
ensino;
Utilização
desta compreensão para percepção da noção de modelo científico, contrapondo as
noções geométricas com as noções físicas correspondentes.
2. Quanto a Resolução
de Problemas
Utilização de
situações/problemas como ponto de partida da ação didática em sala de aula
Compreensão
da noção de problema e da construção de procedimentos e atitudes para sua
resolução;
Análise das
especificidades dos problemas geométricos;
3. Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Implementação
de softwares computacionais para a construção geométrica e sua exploração na
percepção de invariantes geométricos.
Utilização
de vídeos como organizadores de conteúdos e implementadores do debate e da
reflexão sobre eles.
4. Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Confecção e uso de modelos
geométricos a partir de materiais concretos
Exploração de invariantes
geométricos pelo uso de tais materiais.
Discussão sobre a especificidade da
Avaliação no ensino da Matemática (através de seminários)
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ANO: 3º
UNIDADE; 4
OBJETIVOS: Compreender a noção de Medidas de
Grandezas Geométricas e contextualizá-las.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Quanto a História da Matemática
Compreensão
do desenvolvimento histórico das noções de Geometria e suas abordagens de
ensino;
Utilização
desta compreensão para percepção da noção de modelo científico, contrapondo as
noções geométricas com as noções físicas correspondentes.
2. Quanto a Resolução de Problemas
Utilização de
situações-problemas como ponto de partida da ação didática em sala de aula
Compreensão
da noção de problema e da construção de procedimentos e atitudes para sua
resolução
3. Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Implementação
de softwares computacionais para a construção geométrica e sua exploração na
percepção de invariantes geométricos.
Utilização
de vídeos como organizadores de conteúdos e implementadores do debate e da
reflexão sobre eles.
4. Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Exploração
do espaço da sala de aula na compreensão da noção de medida;
Discussão sobre a especificidade
da Avaliação no ensino da Matemática (através de seminários)
Construção de instrumentos de
medidas.
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular
DIDÁTICA DA
MATEMÁTICA
EMENTA: A
Noção de Transposição Didática. Construção de Seqüência Didática. Abordagens no
Ensino Aprendizagem de Combinatória Elementar. A inserção da noção de
probabilidade e de conhecimentos básicos de Estatística no ensino elementar.
Currículo, Planejamento e Avaliação no Ensino de Matemática.
OBJETO DE
ESTUDO: Os processos de ensino/aprendizagem da matemática nos anos iniciais do
Ensino Fundamental e na Educação Infantil.
ANO: 4º
UNIDADE:1
OBJETIVO: Discutir a Noção de Transposição
Didática
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1-Quanto a
História da Matemática
A discussão sobre as
possibilidades da Didática da Matemática em sua dimensão temporal, com ênfase
na situação atual.
Conhecimento da Didática
Francesa Moderna: Idéias Chaves e Possibilidades;
2-Quanto a
Resolução de Problemas
Utilização da Noção de
situação-problema como possibilidade de discussão das questões de ensino da
matemática
Elementar.
3-Quanto ao
uso de Novas Tecnologias
Discussão sobre as
possibilidades do uso das novas tecnologias no ensino da matemática elementar.
4-Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
O Currículo de matemática para o
ensino elementar (através de seminários);
Análise da funcionalidade do uso
do material concreto para o ensino da matemática.
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ANO: 4º
UNIDADE: 2
OBJETIVOS:
Compreender as possibilidades da resolução de problemas como conteúdo para o
ensino elementar; Analisar o caso das transposições
didáticas
das noções de Combinatória.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Quanto a História da Matemática
Compreensão da inserção do
conhecimento matemático como conteúdo de ensino;
2. Quanto a Resolução de Problemas
Compreensão do raciocínio
combinatório como implementador da resolução de problemas matemáticos;
3. Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Utilização das novas tecnologias
para problemas elementares de Combinatória;
4. Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Planejamento
das ações de ensino (através de seminários);
Estruturação
de um plano de aula, e/ou projeto interdisciplinar
Construção e utilização de jogos
no ensino de combinatória.
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ANO: 4º
UNIDADE: 3
OBJETIVO: Analisar o caso das Transposições
Didáticas para a Noção de Probabilidades
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Quanto a História da Matemática .
Discussão
sobre o percurso histórico do livro didático da matemática elementar quanto a
noção de probabilidade..
2. Quanto a Resolução de Problemas
Conhecimento de Estratégias de
ensino para problemas elementares de Probabilidade.
3. Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Utilização das novas tecnologias no ensino
aprendizagem de problemas elementares de Probabilidade.
4. Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
A modelagem no ensino de matemática (através
de seminários);
Construção e utilização de jogos para o
ensino de Probabilidades
Discussão e análise sobre a utilização dos
jogos.
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ANO: 4º
UNIDADE; 4
OBJETIVOS:
Analisar o caso das Transposições Didáticas das
Noções de
Estatística.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Quanto a História da Matemática
Discussão sobre as
possibilidades da Didática da Matemática em sua dimensão temporal, com ênfase
na situação atual
2. Quanto a Resolução de Problemas
Conhecimento das noções de
Estatística para o ensino elementar: incursão através de problemas.
3. Quanto ao uso de Novas Tecnologias
Utilização das novas tecnologias para o ensino
aprendizagem de Estatística Elementar.
4. Quanto às
Oficinas-Didático-Pedagógicas
Discussão
dos Fundamentos para uma Didática da Matemática Elementar (através de
seminários);
Construção e
utilização de jogos para o ensino de Probabilidades
Elaboração
de um projeto de avaliação a ser utilizado na estruturação do plano de aula
construído na segunda unidade.
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
REFERÊNCIAS
BRASIL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇAO. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
fundamental – Matemática. 1ª a 4ª série. MEC/ SEF, Brasília, 1997.
BIEMBENGUT,
Maria Salett. Nelson Hein. Modelagem matemática no ensino. São Paulo: Contexto,
2003.
BITTAR,
Marilena e FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e Metodologia de
matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. – 2ª. ed. Campo
Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.
DANTE, Luiz
Roberto, Didática da Matemática na Pré-Escola. São Paulo: Ática, 1991.
JARANDILHA,
Daniela e SPLENDORE, Leila. Matemática já não é Problema! São Paulo: Cortez,
2005.
PERNAMBUCO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTES. Subsídios para a organização da
prática pedagógica nas escolas normal médio, 1992.
_________.
Referenciais Curriculares para o Curso Normal Médio. Recife: 2006.
_________.
UNDIME. Base Curricular Comum para o Estado de Pernambuco. Recife: 2006.
PIRES, Célia
Maria Carolino Pires. Currículos de Matemática: da organização linear à idéia
de rede. São Paulo: FTD, 2000.
TOLEDO,
Marília & TOLEDO, Mauro. Didática de Matemática: como dois e dois. A
construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997.
NUNES,
Terezinha; CAMPOS, Tânia Maria Mendonça; SANDRA, Magina; PETER, Bryant.
Educação Matemática: Números e Operações numéricas. São Paulo: Cortez, 2005.
PAVANELLO,
Regina Maria (org.). Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental: A
pesquisa e a sala de aula. Coleção SBEM. Vol. 2. São Paulo: SBEM, 2004.
NETO, Ernesto Rosa. Didática da Matemática São
Paulo: Ática, 2006.
CARVALHO,
Dione Lucchesi. Metodologia do Ensino da Matemática. São Paulo: Cortez, 1994.
KAMII,
Constance. A criança e o número. Campinas: Papirus, 1989.
ZUNINO Delia
Lerner de. A Matemática na escola: aqui e agora. Trad. Juan Açuña Llores. – 2ª
ed. – Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular: DIDÁTICA DAS LINGUAGENS
EMENTA; O Ensino/Aprendizagem da linguagem
oral na
escola.
Conceitos de Oralidade, Letramento e Alfabetização e
suas
relações na sociedade e na escola. A especificidade da
Avaliação em
Língua Portuguesa.
OBJETO DE
ESTUDO: A linguagem como interação entre sujeitos, conhecimento e o meio
social.
ANO:2º UNIDADE
1
OBJETIVO:
Analisar os processos de ensino/aprendizagem da linguagem oral na escola.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
O
Ensino/aprendizagem da linguagem oral na escola.
o Conhecimento do conceito de
linguagem oral;
o Reflexão sobre o
ensino/aprendizagem oral na escola (seleção de objetivos e prioridades do
ensino;
o
Análise de gêneros orais: (debate, exposição oral, entrevista, história
oral);
o Análise de práticas pedagógicas
voltadas para o ensino da oralidade e de livros didáticos;
o Elaboração de atividades para
desenvolver a competência de produção e compreensão de gêneros orais;
o Conhecimento do que e como avaliar
o ensino/aprendizagem da oralidade.
ANO: 2º
UNIDADE 2
OBJETIVOS: Analisar os Conceitos de Oralidade,
Letramento e Alfabetização.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Compreensão dos
conceitos de:
o Oralidade; Letramento autônomo;
o Letramento; Teoria do Contínuo;
o Alfabetização Letramento ideológico
Alfabetização
e Letramento
o Conhecimento dos processos de
ensino/aprendizagem
o Compreensão dos conceitos e
interfaces no processo pedagógico;
O sistema
alfabético da Escrita
o Conhecimento da Evolução histórica
e princípios constituintes;
o Conhecimento do sistema alfabético;
o Análise de práticas pedagógicas
voltadas para o ensino/aprendizagem da base alfabética;
o Elaboração de atividades voltadas
para o ensino/aprendizagem do sistema alfabético da escrita;
o Discussão sobre o que e como
avaliar no processo de ensino/aprendizagem do sistema alfabético da escrita.
ANO:2º
UNIDADE 3
OBJETIVOS Construir e analisar instrumentos de
avaliação
considerando
as especificidades da Avaliação em Língua
Portuguesa,
com base nos pressupostos presentes em
documentos oficiais
e Referenciais curriculares que norteiam as
concepções
do ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Avaliação em Língua Portuguesa:
o Conhecimento; das matrizes de
Referência de Avaliação;
o Conhecimento das escalas de
proficiência em leitura;
o SAEB
o Compreensão dos Sistemas de
Avaliação: Prova Brasil;
SAEPE.
o Conhecimentos de critérios para
análise e elaboração de instrumentos de avaliação
Construção e
Análise de instrumentos de Avaliação:
o Sobre o ensino/aprendizagem da
linguagem oral;
o Sobre o ensino/aprendizagem da
leitura e escrita;
o Elaboração de critérios de
avaliação para as temáticas
ANO: 2º UNIDADE
4
OBJETIVOS: Analisar as relações entre Oralidade,
Letramento e Alfabetização na sociedade e na escola,compreendendo a linguagem
como instrumento de inserção social;
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
o Linguagem e sociedade;
o Compreensão do Conceito de
Linguagem e de domínios discursivos;
o Compreensão da linguagem como
constituinte das identidades sociais;
o Discussão sobre as variações
lingüísticas e de preconceitos lingüísticos;
o Debate sobre as relações entre
escola e demais esferas sociais;
AVALIAÇÃO:
processual e formativa
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular
DIDÁTICA DAS
LINGUAGENS
EMENTA: O pensamento e a linguagem na
criança. O Ensino da Leitura e da escrita. Os Diferentes Gêneros textuais. O
ensino da Ortografia. A Produção de textos.
OBJETO DE
ESTUDO; A linguagem escrita e suas implicações
ANO: 3º UNIDADE
1
OBJETIVO Compreender o pensamento e a linguagem da
criança a partir dos fundamentos da psicogênese da Língua escrita.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
O Pensamento
e a linguagem da criança
Conhecimento da Psicogênese da
língua escrita
Compreensão do processo de
construção da escrita;
Conhecimento e identificação dos
níveis da escrita
Reconhecimento das dificuldades de
aprendizagem dos alunos em processo de alfabetização;
Elaboração de análise sobre
problemas de aprendizagem da escrita
ANO: 3º UNIDADE
2
OBJETIVOS: Analisar as concepções da leitura e escrita e
suas implicações pedagógicas.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
O ensino da
leitura
Conhecimento das teorias sobre
leitura e implicações para a prática docente;
Compreensão da importância da
leitura para a Formação de leitores;
Compreensão dos processos
cognitivos e estratégias de leitura;
Conhecimento dos processos de
avaliação da leitura na escola;
ANO: 3º
UNIDADE 3
OBJETIVOS: Os
processos do ensino e aprendizagem da Ortografia.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Conhecimento
da Evolução histórica do ensino da ortografia do português;
Compreensão
dos processos cognitivos envolvidos em diferentes tipos de convenções
ortográficas;
Conhecimento
da norma ortográfica: tipos de convenções ortográficas;
Análise das
práticas voltadas para a aprendizagem da ortografia;
Análise de
livros didáticos e outros recursos usados para o ensino da ortografia;
ANO: 3º
UNIDADE 4
OBJETIVOS;
Analisar os
diferentes gêneros textuais.
Compreensão
do ensino aprendizagem da Produção de textos.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Os Gêneros
textuais
·
Compreensão dos conceitos básicos
·
Conhecimento da dimensão histórico- social
·
Conhecimento da teoria do gênero textual e
progressão escolar;
·
Compreensão da diversidade textual; domínios
discursivos e produção de cultura;
Produção de
texto
·
Compreensão da teoria sobre a produção de textos
e as implicações para a prática docente;
·
Conhecimento das condições de produção de texto
na escola e fora dela;
·
Conhecimento dos processos cognitivos e
estratégias de produção de textos;
·
Compreensão da intervenção do professor como
mediador da situação de produção
·
Conhecimento do processo de avaliação do texto
escrito;
Avaliação:
processual formativa.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular
DIDÁTICA DAS
LINGUAGENS
EMENTA:
Estudo do
Currículo e do Ensino da Língua
Portuguesa.Documentos Oficiais e Referenciais Curriculares. Princípios
norteadores. O livro didático.
OBJETO DE
ESTUDO: O Currículo da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e na Educação
Infantil
ANO: 4º
UNIDADE 1
OBJETIVO;
Compreender os princípios norteadores que estruturam o Currículo da Língua
Portuguesa.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
O Currículo
e o ensino da Língua Portuguesa da Educação Infantil
·
Compreensão de concepções de língua e das
implicações sobre o ensino;
·
Conhecimento dos objetivos do ensino da língua
portuguesa;
·
Conhecimento da organização dos eixos de ensino;
·
Conhecimento das Funções do ensino da língua portuguesa
ANO: 4º
UNIDADE 2
OBJETIVO:
Compreender
os princípios norteadores que estruturam o Currículo da Língua Portuguesa.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
O Currículo
e o ensino da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
·
Compreensão de concepções de língua e das
implicações sobre o ensino;
·
Conhecimento dos objetivos do ensino da língua
portuguesa;
·
Conhecimento da organização dos eixos de ensino;
·
Conhecimento das Funções do ensino da Língua
Portuguesa
ANO: 4º
UNIDADE 3
OBJETIVOS :
Analisar os
Documentos Legais e os Referenciais Curriculares para o ensino da Língua
Portuguesa
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
·
Analise dos Referenciais Curriculares;
·
Conhecimento dos documentos oficiais s/ o
currículo da língua portuguesa;
·
Leitura e discussão dos fundamentos legais que
regem o ensino da Língua Portuguesa;
·
Reflexão sobre objetivos, conteúdos e
orientações didáticas presentes nos referenciais compreendendo-os como um
elemento a mais na construção da reflexão sobre a prática docente.
ANO: 4º
UNIDADE 4
OBJETIVOS: Analisar livros didáticos da Língua
Portuguesa, avaliando a adequação das suas
concepções
teóricas no processo de ensino aprendizagem, acerca do
ensino
da língua
materna, numa perspectiva sociointeracionista.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICA
O Livro
didático:
Análise de livros didáticos;
da alfabetização;
dos anos iniciais do Ensino
Fundamental;
conhecimento e utilização dos
critérios do PNLD
Discussão sobre a transposição
didática das concepções teóricas que norteiam o ensino da Língua Portuguesa.
Avaliação;
processual e formativa.
REFERÊNCIAS
SOLÉ,
Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998;
TERZI,
S.B. A construção da Leitura: uma
experiência com crianças de meio iletrados. Campinas; Pontes, Ed. Unicampi,
1995
SUASSUNA, L.
Ensino da língua portuguesa: uma abordagem pragmática, Campinas: Papirus, 1995.
KATO, M. A
concepção da Escrita pela criança. 2ª ed. Campinas: Pontes, 1992;
LAJOLO, M.
& ZILBERMAN, M. L. R. Literatura Infantil brasileira: história &
histórias. São Paulo: Ática, 1984.
NETO, A.G. A
produção de textos na Escola. 4ª Ed. São Paulo; Loyola 1996
ANTUNES,
Irandé. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial,
2003.
________________
Lutar com Palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BAGNO,
Marcos. Preconceito Lingüístico: o que é e como se faz. Rio de Janeiro: Edições
Loiola, 2003.
BARBOSA,
José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Editora Cortez, 1990.
BRYAN,
Peter. BRADLEY, Lynette. Problemas de leitura na criança. Porto Alegre. Artes
Médicas. 1987.
CAGLIARI,
Luiz Carlos. Alfabetização &
Lingüística. São Paulo. Editora Scipione.
2005.
CARVALHO,
Marlene. Guia Prático do Alfabetizador. São Paulo. Ática.
FERREIRO, Emília. TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua
Escrita. Porto Alegre. Artes Médicas. 1985.
FOUCAMBERT.
Jean. A Leitura em Questão. Porto Alegre. Artes Médicas. 1987.
GROSSI,
Esther Pillar. Didática da Alfabetização. Vol. I, II e III. Rio de Janeiro. Paz
e Terra. 1990.
JOLIBERT,
Josette. Formando Crianças Produtoras de Textos. Porto Alegre. Artes Médicas.
1994.
JOLIBERT,
Josette. Formando Crianças Leitoras. Porto Alegre. Artes Médicas. 1994.
LEMLE. Marlene.
Guia Teórico do Alfabetizador. São Paulo. Ática.
MORAIS,
Artur Gomes de (org.) O aprendizado da Ortografia. Belo Horizonte
MARCUSCHI,
Luís Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo:
Cortez, 2001.
_______________________ Compreensão de Texto: Algumas Reflexões In
DIONISIO, A. P. e BEZERRA, M. A. O Livro Didático de Português: múltiplos
olhares. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2001.
SOARES,
Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL
MÉDIO
NÚCLEO DE
FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do
Componente Curricular: DIDÁTICA DO ENSINO DA ARTE
EMENTA:
Estudo dos Pressupostos históricos, filosóficos que fundamentam a Arte. O homem
e sua relação com o mundo. A práxis
em Arte/educação. As dimensões estéticas e artísticas. Conexões entre Educação
e Arte.
OBJETO DE
ESTUDO: Os processos de ensino aprendizagem da ARTE.
ANO:4º
UNIDADE 1
OBJETIVOS:
Identificar os aspectos legais da história da Arte/Educação no Brasil;
Compreender a história da Arte/Educação;
princípios, concepções, metodologia e avaliação;
Compreender a
passagem de Arte como atividade e a idéia de Arte como conhecimento
(LDBEN 5692/71
e LDBEN nº 9394/96)
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Conhecimento
dos aspectos legais da Arte/Educação no Brasil;
Construção
do conceito de Arte;
Análise
comparativa das concepções de Educação Artística (Lei 5692/71) e de Arte
Educação (LDBEM 9394/96);
Reconhecimento
da trajetória política, cultural, social e histórica da Arte/Educação no
Brasil;
ANO:4º
UNIDADE 2
OBJETIVOS:
Compreender as tendências pedagógicas do ensino de Arte no Brasil; Analisar
o papel do arte/educador na práxis do ensino de arte; Realizar estudos s/os PCNs e referenciais
para o Ensino de Arte na Ed. Inf. e nos anos inicias do Ensino Fund.
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
·
Conhecimento das Tendências Pedagógica do ensino
de Arte;
·
Reconhecimento da Abordagem Triangular
·
Análise do papel do arte/educador no processo de
ensino aprendizagem;
·
Identificação nos referenciais para o ensino da
Arte na (Educação Infantil e Ensino Fundamental) sugestões de práticas que
possam adaptá-las às turmas;
ANO:4º
UNIDADE 3
OBJETIVOS: Refletir sobre questões multiculturais
e a estética
do cotidiano
visando desenvolver o pensamento divergente crítico
e analítico
em que se articulam processos sensíveis com
processos
cognitivos. Reconhecer a importância do respeito à
identidade,
diversidade cultural, interculturalidade e a estética do
cotidiano
para o desenvolvimento da criatividade no educando;
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Inserção da
criança no ambiente cultural e a inventividade (criatividade);
Percepção da
influência de pensar sobre si e sobre o mundo e a produção de arte;
Reconhecimento
da importância da expressividade infantil na percepção das diferentes
linguagens;
Criação de
momentos educativos que favoreçam a expressividade infantil nas diferentes
linguagens (artes visuais, dança, teatro e música)
Conhecimento
das diferentes manifestações culturais produzidas e em produção pela
humanidade;
Compreensão
de que o desenvolvimento da criatividade está relacionado com o respeito à
identidade;
Diversidade
cultural; interculturalidade e a estética do cotidiano;
Definição
dos termos: identidade; diversidade cultural; interculturalidade e a estética
do cotidiano;
Compreensão
do papel do arte/educador na formação de leitores críticos do mundo.
ANO:4º
UNIDADE 4
OBJETIVOS;
·
Compreender a Arte como produção de conhecimento
a partir de vivências educativas arteducativas;
·
Perceber a Arte como inerente à origem e função
da vida humana;
·
Reconhecer a especificidade da aula de arte enquanto
espaço de diálogo, alegria e exploração;
·
Utilizar a Arte no contexto Escolar;
·
Compreender a especificidade da Avaliação no
ensino de Arte (Educação Infantil e Ensino Fundamental.);
·
Construir plano de aula e/ou projeto Interdisciplinar
ORIENTAÇÕES
TEÓRICO METODOLÓGICAS
Analise
comparativa entre as vivências na escola campo de estudo e a teoria estudada;
Estruturação
do plano de aula, (ou projeto interdisciplinar) e das atividades pensadas;
Elaboração
do material didático pedagógico de suporte para construção da aula;
Utilização
nas aulas de dinâmica como: jogo
simbólico; jogo dramático; jogo teatral;
apreciação musical;
Exploração/estruturação
de ruídos, sons, ritmos, movimentos;
Reconhecimento
da importância de trazer o lúdico para a sala de aula;
Compreensão
da importância do diálogo interdisciplinar entre as linguagens de Arte: arte
visual, teatro, dança e música;
Conhecimento
das especificidades da Avaliação no Ensino de Arte
Apresentação
de um projeto de avaliação a ser utilizado na estruturação do plano de aula; (
EI ou EF)
Verificação
do tempo adequado a realização das atividades com as idades dos alunos a serem
trabalhados;
Utilização
do conhecimento de ARTE como ponto de referência para projetos
interdisciplinares
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Ana
Mae. (org.) Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
_________________.
Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
_________________.
A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
_________________.
Arte Educação: Conflitos e acertos. São Paulo: Maxlimonard, 1998.
BOAL, A. 200
exercícios e jogos para o ator e o não-ator com vontade de dizer algo através
do teatro. 7ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S/A, 1997
BORGES, M.
Como formar crianças alegres e sabidas na base da fantasia. Nova Escola. Ano
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BRASIL. Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 5.692/71, de 11 de agosto de
1971.
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Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte Vol.6. Brasília: MEC/SEEF, 1997. 130 p.
BRESSAN,
Wilson J. Educar Cantando: a função educativa da música popular. Petrópolis,
Vozes, RJ. 2000.
CHEVALIER,
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TCC 2011
TCC 2010
SLIDES DA AULA DE PRÁTICA
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MINUTA ORGANIZADA COM A ORIENTAÇÃO
1ªMINUTA
TÍTULO
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BRINCANDO COM ÉTICA
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TESE
(HIPÓTESE)
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Se os alunos brincassem com atitude ética na hora do recreio, esse momento seria prazeroso e menos violento.
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PERGUNTA
(PROBLEMA)
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Como desenvolver um comportamento ético nos alunos que possa ser visto apartir de atitudes cordiais, durante o recreio?
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OBJETIVO
GERAL
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Analisar propostas de atividades que possam despertar um comportamento ético entre os alunos do Ensino Fundamental.
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CATEGORIAS
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Ética – Comportamento – Lazer.
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APORTE
TEÓRICO
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“Indisciplina e disciplina escolar” (Celso dos Santos Vasconcelos), “Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo” (Arlette D’Antola), Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas” (Valéria Amorim Arantes), Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética.
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METODOLOGIA
|
Pesquisa de observação na Escola Campo de Estudo, a UEPA, Pesquisa Bibliográfica e Entrevista a professores e alunos.
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NOVIDADE
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Organizar o recreio fazendo um rodízio entre seus professores para que um deles fique de plantão observando as crianças na hora do recreio. A estratégia serve para prevenir brigas, deboches e discussões durante as brincadeiras.
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OBJETO
DE ESTUDO
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O aluno.
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TÍTULO
|
ORIENTAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO: OFICINA PARA OS PAIS
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TESE
(HIPÓTESE)
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Se houvesse um acompanhamento dos pais na escola o aluno melhoraria a aprendizagem e o comportamento.
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PERGUNTA
(PROBLEMA)
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Como sensibilizar os pais em acompanhar melhor os seus filhos?
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OBJETIVO GERAL
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Avaliar as condições de acompanhamento dos pais na escola em que possa melhorar a aprendizagem e o comportamento na escola.
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CATEGORIAS
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Aprendizagem – Interesse – Motivação – Família – Comportamento.
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APORTE TEÓRICO
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Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais e ética, “Indisciplina e disciplina escolar” (Celso dos Santos Vasconcelos), “Disciplina na escola: autoridade versus autoritarismo” (Arlette D’Antola), Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas” (Valéria Amorim Arantes) e Revista Nova Escola.
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METODOLOGIA
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Pesquisa de observação na Escola Campo de Estudo, a UEPA, Pesquisa Bibliográfica e Entrevista a pais e professores.
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NOVIDADE
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Organizar oficina com os pais com conteúdos interessantes para ajudar na formação dos filhos.
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OBJETO
DE ESTUDO
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O aluno.
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TÍTULO
|
Educação alimentar na escola
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TESE
(HIPÓTESE)
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Se houvesse um espaço adequado e monitorado para o aluno merendar o comportamento melhoraria.
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PERGUNTA
(PROBLEMA)
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O que fazer para melhorar o atendimento ao aluno na hora da merenda?
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OBJETIVO GERAL
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Analisar formas de contribuir para melhorar a educação dos alunos na hora da merenda.
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CATEGORIAS
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Aprendizagem – Alimentação – Comportamento – Atendimento.
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APORTE TEÓRICO
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Lei 11.947/2009; Resolução 38/2009 – FNDE; Site do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação; Parâmetros Curriculares Nacionais; Livro de Aloma Fernandes de Carvalho, “O livro do Diretor: Espaços e pessoas”, Livro de José Carlos Libâneo, “Organização e gestão da escola: teoria e prática” e o Livro de Nina Horta “Vamos comer”.
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METODOLOGIA
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Pesquisa de observação na Escola Campo de Estudo, a Escolas Reunidas Belarmino Pessoa de Melo , Pesquisa Bibliográfica e Entrevista com a direção da escola e nutricionista.
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NOVIDADE
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Criar um ambiente na escola onde os alunos possam merendar decentemente.
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OBJETO
DE ESTUDO
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O aluno.
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