REFERÊNCIAS
ABRANCHES, Mônica. Colegiado escolar: espaço de participação
da comunidade. São Paulo: Editora Cortez, 2006.112p. (Biblioteca da UEPA nº21) (descentralização
/ participação / colegiados / gestão / comunidade / aprendizado político / Metodologia
/ didática / prática)
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez,
2011.110p. (alunos / professores / informação / formação
do professor / (Biblioteca
pessoal)
ALMEIDA, Fernando José de. Educação e informática: os computadores na
escola. São Paulo: Editora Cortez, 2009. 120p. (Biblioteca
da UEPA nº24) (informática / tecnologia /
interdisciplinaridade / desigualdade social )
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. PLACCO, Vera
Maria N. de Souza. O coordenador
pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo: Editora Loyola, 2001. 128p. (Metodologia / didática / prática)
ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. JEZINE,
Edineide. (Orgs.) Educação e movimentos
sociais: novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 234p. (Biblioteca da UEPA nº 62) (educação popular/ política e educação/
movimentos sociais/ participação/ violência)
ALMEIDA, Maria Elizabeth de. Proinfo: informática e formação de
professores. Volume1. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. 94p.
ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org) Cartografia escolar. São Paulo: Editora
Contexto, 2010. p.224. (Biblioteca da UEPA nº175)
ALONSO, Félix Ruiz. LÓPEZ, Francisco Granizo.
CASTRUCCI, Plínio de Lauro. Curso de
ética em administração. São Paulo: Editora Atlas, 2006. 242p. (ética/ método da ética/ felicidade/ natureza humana/ as
faculdades superiores/ os atos humanos/ bem e mal/ organismo ético/ virtudes/
normas éticas/ ética social/ sistemas econômicos/ ética empresarial/ empresa e
sociedade/ ética do administrador) (Biblioteca pessoal)
ALVARES, Sônia Carbonell. Educação estética para jovens e adultos.
São Paulo: Editora Cortez, 2010. 128p.
ALVES, Nilda (Org.) Formação de professores: pensar e saber. São Paulo: Editora Cortez,
2008. 104p. (Biblioteca
da UEPA nº3 ) ( conhecimento / Metodologia / didática / prática)
ALVES, Rubem. O desejo de ensinar e a arte de aprender. Revista Mundo Jovem. Ano
48 fevereiro/ 2010. (Metodologia / didática / prática)
ANTUNES, Celso. GARROUX, Dagmar. Pedagogia do cuidado: um modelo de educação
social. São Paulo: Editora Vozes, 2008. 216p. (Metodologia
/ didática / prática)
ANTUNES,
Irandé. Aula de português, encontro e
interação. São Paulo: Editora Parábola, 2003. 181p.
Biblioteca da UEPA nº 157
ANTUNES,
Irandé. Muito além da gramática: por um
ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial,
2007.166p. Biblioteca da UEPA nº 155
ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores. São Paulo:
Editora Global, 2009. 246p. ( acolhimento/ leitura/ livro/ brinquedo/ biblioteca/
pesquisa escolar) (Biblioteca da UEPA nº209)
ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores: orientações para
o trabalho com a literatura infantil: circuito campeão: série inicial, primeira
e segunda séries. São Paulo: Editora Global, 2009. 414p. ( acolhimento/ leitura/
livro/ brinquedo/ biblioteca/ pesquisa escolar) (Biblioteca
da UEPA nº208)
ARANTES, Valéria Amorim (0rg.). MANTOAN,
Maria Teresa Eglér. PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. 104p. (Metodologia / didática / prática)
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo:
Editora Summus, 2003. 238p. (Biblioteca da UEPA nº 87)
BACHA, Magdala Lisboa. Leitura na primeira série. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico
S/A.1969. 268p. (Leitura)
BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística.
São Paulo: Parábola Editorial, 2007. 238p. (Biblioteca
da UEPA nº 132) (Leitura / mediação /
aprendizagem / “recursos p.85” /)
BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
120p. (Biblioteca da UEPA nº 26) (Leitura / mediação / aprendizagem)
BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de
literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009. 176p. (Biblioteca da UEPA nº 101)
(Leitura)
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Editora
Ática/UNESCO, 2006. 110p. (Biblioteca da UEPA nº81 ) (Leitura, leitores, ensino, métodos, motivação, fases de
leitura, tipos de leitor, interesse, pesquisa)
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do desenvolvimento.
São Paulo: Editora Ática, 2004..213p.(Biblioteca pessoal)
BEYER, Esther. KEBACH, Patrícia. (Orgs.) Pedagogia da música: experiências de
apreciação musical. Porto Alegre: Editora Mediação, 2009. 158p. (Biblioteca da UEPA
nº122) (cantigas de ninar/ apreciação
musical/ a música e suas significações/ cantar/ processos de interação social
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história fundamentos e métodos.
São Paulo: Editora Cortez, 2009. 408p. (Metodologia
/ didática / prática)
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009.156p. (Biblioteca da UEPA nº180 )
(Ciências na escola / conhecimento científico / ensinar ciências / teoria e
prática )
BIZZOTTO, Maria Inês. AROEIRA, Maria Luisa.
PORTO, Amélia. Alfabetização linguística
da teoria à prática. Belo Horizonte: Dimensão, 2010. 144p. (Biblioteca da UEPA nº205) (Leitura/ letramento/ textos/ jogos/
brincadeiras/ escrita/ ambiente)
BLUMING, Mildred. DEMBO, Myron. Como resolver problemas no ensino. São
Paulo: Editora EPU.1976. 176p. (Metodologia / didática
/ prática) (Biblioteca da UEPA nº253)
BORBA, Ângela Meyer, A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil.
Revista criança do professor de educação infantil. Nov/2007. 42p (Metodologia / didática / prática)
BORNHEIM, Gerd A. Introdução ao filosofar: o pensamento filosófico em bases existenciais.
Revisão técnica e prefácio: José Luiz Furtado. São Paulo: Editora Globo, 2009.
164p. (Biblioteca da UEPA nº45) (Filosofia/
comportamento/ experiência)
BRASIL. Constituição
(1988). Constituição [da] Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF:
Senado Federal.
BRASIL. Lei
nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o estatuto da criança e do
adolescente e dá outras providências.
BRASIL. Lei
nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Parâmetros
curriculares nacionais: introdução – Volume 1. Brasília : MEC/SEF,
2001.126p. (Metodologia / didática / prática /
recursos)
BRASIL. Parâmetros
curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética.
Brasília : MEC/SEF, 2001.146p. (Metodologia / didática
recursos / prática)
BRASIL. Parâmetros
curriculares nacionais: artes - Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parâmetros
curriculares nacionais: língua portuguesa. Volume 2. Brasília: MEC/SEF,
1997.144p. (Leitura)
BRASIL.
Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade
cultural e orientação sexual. Volume 10. Brasília: MEC/SEF, 1997.164p.
BRASIL. Referencial
curricular nacional para a educação infantil /Volume 1, 2 e 3 Brasília : MEC/SEF, 1998.104p v. 1/ (Leitura) ( volume 1= 103p. volume 2= 85p e
volume 3= 269p.)
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da
criança. São Paulo: Editora Peirópolis, 2003. 204p.
(Biblioteca da UEPA nº213) (música/ sons/
educação infantil/ canção/ jogos/ atividades)
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2000. 110p. (Metodologia / didática / prática)
BUZZI, Arcângelo R. Filosofia para principiantes: a existência humana no mundo.
Petrópolis: Editora Vozes, 1998. 152p. (Filosofia,
existência, mundo, convivência, natureza, linguagem, consciência, tradição,
coragem, saúde, educação, liberdade, autonomia)(Biblioteca pessoal)
BUZZI, Arcângelo R. Filosofia para principiantes: a existência humana no mundo.
Petrópolis: Editora Vozes, 1998. 152p. (Filosofia,
existência, mundo, convivência, natureza, linguagem, consciência, tradição,
coragem, saúde, educação, liberdade, autonomia)(Biblioteca pessoal)
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Editora Scipione, 2009.
176p. ( linguística/ escola/ língua/ fala/ escrita/
produção de textos/ tipos de leitura/ cultura/ ”recursos p.91”/ “motivação
p.112” ) (Biblioteca da UEPA nº 197)
CAMPOS, Helena Guimarães. FARIA, Ricardo de
Moura. História e linguagens, volume
único: livro do professor. São Paulo: FTD, 2009. 128p. (
Metodologia / didática / linguagem / história / internet ) (para encontrar na biblioteca= livro grande marron / FNDE)
CANÇADO, Marília Batista. Escola hoje. Brasília: MEC/SEED,
1996.94p. (para encontrar na biblioteca= caderno rosa
Cadernos da TV escola) (Metodologia / didática
/ prática)
CANDAU, Vera Maria. (Org.) A didática em questão. Petrópolis:
Editora Vozes, 2005. 128p.
CARRAHER, Tereza. CARRAHER, David.
SCHLEIMANN, Ana Lúcia. Na vida dez, na
escola zero. São Paulo. Editora Cortez, 2006. 184p.
(Metodologia / didática / prática)
CARVALHO, Aloma Fernandes de. MINGUES,
Eliane. Alfabetização: coleção ponto de
partida. (Manual do Professor). São Paulo: Editora Sarandi, 2005. 64p. (Biblioteca da UEPA nº s/n) (Metodologia / didática / prática)
CARVALHO, Alonso Bezerra de. SILVA, Wilton
Carlos Lima da. Sociologia e educação:
leituras e interpretações. São Paulo: Editora Avercamp, 2006, 160p. (Leitura)
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. et.al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo:
Scipione, 2009.188p. (Biblioteca da UEPA nº201 ) (ciências / pesquisa / experimentos / avaliação /
interação / papel do professor)
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo: Editora Ática, 2010.
104p. (Biblioteca da UEPA nº147 ) (Leitura)
CASTANHEIRA, Maria Lúcia. MACIEL, Francisca
Izabel Pereira. MARTINS, Raquel Márcia Fontes.(Orgs.) Alfabetização e letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Editora
Autêntica, 2009. 124p. (Biblioteca da UEPA nº 86 ) (Leitura/ alfabetização/ letramento/ sala de aula/
planejamento/ rotina/ avaliação/ teoria e prática)
CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza
Cochar. Português: linguagens. (Manual
do Professor). São Paulo: Atual Editora, 2002.32p. (Biblioteca
da UEPA nº s/n ) (Leitura)
CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente: 2001,
268p. (Metodologia / didática / prática)
CHAUÍ, Marilena de Souza. Convite à filosofia. São Paulo: Editora
Ática, 2000. 567p. (filosofia/ razão/ verdade/
conhecimento/ lógica/ metafísica/ ciências/ o mundo da prática) (Biblioteca pessoal)
CHRISTOV, Luiza Helena da Silva. BRUNO,
Eliane Bambini Corgueira. ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. (Org.) O coordenador pedagógico e a formação
docente. São Paulo: Editora Loyola, 2004. 96p. (Metodologia
/ didática / prática)
CLAVER, Ronald. Escrever e brincar: oficinas de textos. Belo Horizonte: Autêntica,
2004. 128p. (Biblioteca
da UEPA nº107) (Leitura / brincar / lúdico p.9/ )
COELHO, Nelly
Novaes. Literatura infantil: teoria,
análise, didática. São paulo: Editora Moderna, 2000. 288p.
(literatura infantil, arte literária, gramática da literatura
infantil, literatura juvenil brasileira, gênero, forma, poesia, verbal,
quadrinhos, leitura) (Biblioteca da UEPA nº 128 )
COLL, Cesar.
MARCHESI, Álvaro. PALACIOS, Jesús- Desenvolvimento
psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades especiais,
v.3, Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Editora Artmed, 2004. 367p(Psicologia) (Biblioteca
da UEPA nº 68 )
CORIA-SABINI, Maria Aparecida. Psicologia do desenvolvimento. São
Paulo: Editora Ática, 1993. (Psicologia)
COSTA, Marta Morais da. O professor e a leitura, a semeadura no campo da história. Revista
Aprende Brasil. Editora Positivo, 2006. 8-10p.
(Leitura)
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. São Paulo: Editora Papirus, 1989.
182p. (Leitura)
CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes: a educação de nossos sonhos:
formando jovens felizes e inteligentes. Rio de Janeiro: Sextante,
2003.176p. (Biblioteca
da UEPA nº 92 ) (Psicologia)
CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes: a educação inteligente:
formando jovens pensadores e felizes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.176p. (Psicologia
D'ANTOLA,
Arlette (org)- Disciplina na escola:
autoridade versus autoritarismo: temas básicos de educação e ensino. Editora Pedagógica e
Universitária LTDA,1989. 90p. (Psicologia)
DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André.
PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de
ciências fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009. 368p. (Biblioteca da UEPA nº169 )
(ensino de ciências / ciências para todos / tecnologia / didática )
DIAS, Adelaide Alves. SOUSA JUNIOR, Luiz
de.(Org.) Políticas públicas e práticas
educativas. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 158p. (Metodologia / didática / prática)
DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Fundamentos estéticos da educação.
Campinas, SP: Editora Papirus, 1994.150p. (Biblioteca
da UEPA nº 105) (conhecimento / aprendizagem
/ leitura / arte / cultura)
FARACO, Carlos Emilio. MOURA, Francisco
Marto. Língua e literatura. São
Paulo: Ática, 2000. 288p. (Leitura)
FELDMANN, Marina Graziela. (Org.) Formação de professores e escola na
contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009. 256p. (Biblioteca da UEPA nº 185) (educação/
paradigmas/ escola/ função social/ pós modernidade/ formação de professores/
cotidiano escolar/ currículo/ gestão)
FERREIRA,
Martins. Como usar a música na sala de
aula. São Paulo: Editora Contexto, 2007. 238p. (Biblioteca
da UEPA nº 103)
(a música na escola/ para cantar/ tocar/ danças/
encenar/ para ensinar)
FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org.) Supervisão educacional para uma escola de
qualidade. São Paulo: Editora Cortez, 2008. 260p.
(Metodologia / didática / prática / gestão) (Biblioteca pessoal)
FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. São Paulo: Editora Cortez, 2011. 104p. (leitura/ linguagem escrita/ alfabetização/ ) (Biblioteca pessoal)
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. Tradução Horácio Gonzales (et. al.)
São Paulo: Editora Cortez, 2001. 104p. (Biblioteca da
UEPA nº8 ) (Leitura / escrita / codificar /
crianças )
FERRERO, Elisabeth M. HOLLAND, Joe. Carta da terra: reflexão pela ação.
Tradução Roberto Cattani. São Paulo: Editora Cortez, 2004.160p. . (Biblioteca da UEPA nº125 ) (Responsabilidade
/ sustentabilidade / ética / democracia / ecologia)
FIGUEIREDO, Vinicius de (Org.). Filósofos na sala de aula. Vol.2 São
Paulo: Berlendis&Vertecchia, 2007. 240p. (Biblioteca
da UEPA nº1) (Sofistas / Hobbes / Pascal /
Marx / Nietzsche / Freud )
FILIPOUSKI, Ana Mariza Ribeiro. MARCHI, Diana
Maria. A formação do leitor jovem: temas
e gêneros da literatura. Erechim, RS: Editora Edelbra, 2009. 140p. (Biblioteca da UEPA nº146 )
FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Editora
Artes Médicas, 1995. 388p. (Biblioteca da UEPA nº136 ) (Psicologia / aprendizagem / dificuldade / comportamento
/ estímulo / motivação / dislexia)
FRANÇA,
Bárbara Heliodora. O barnabé:
consciência política do pequeno funcionário público. São Paulo: Editora
Cortez, 1993. 104p.. (Biblioteca da UEPA nº 9) (mentalidade política / vida / trabalho / greves /
revolucionário )
FREIRE,
João Batista- Educação de corpo inteiro:
teoria e prática da educação física. São Paulo: Editora Scipione, 2009.
(Coleção pensamento e ação na sala de aula) 200p. (Biblioteca
da UEPA nº283) (Metodologia / organização
curricular / atividades esportiva / brincadeiras / didática / jogos /
socialização / afetividade / prática / ludicidade)
FREIRE, João Batista. SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São
Paulo: Editora Scipione, 2009.192p. (Metodologia /
organização curricular / atividades esportiva / brincadeiras / didática / prática
/ ludicidade) (Biblioteca da UEPA nº281)
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 2008, 80p. (Biblioteca da UEPA nº102)
(Metodologia / didática / prática / leitura / gestão)
FREIRE, Paulo. FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de
Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985. 158p. (Biblioteca
da UEPA nº 88) (Metodologia / didática / prática
/ leitura / gestão)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Editora Paz e Terra. 2004, 148p. (Biblioteca
da UEPA nº77) (Metodologia / didática / prática
/ leitura / gestão)
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Editora Paz e Terra. 2011, 144p. (Biblioteca pessoal)
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1987. 184p (Metodologia / didática / prática / leitura / gestão)
(Biblioteca pessoal)
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo:
Cortez, 1988, 176p. (Metodologia / didática / prática
/ gestão)
GADOTTI, Moacir. Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. São Paulo:
Cortez, 2003, 144p. (Metodologia / didática / prática
/ gestão)
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação
para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto
Paulo Freire, 2009. 128p. (Biblioteca da UEPA nº2) (Responsabilidade
/ sustentabilidade / ética / democracia / ecologia / Metodologia / didática / prática/
gestão)
GANDIN, Danilo. A
prática do planejamento participativo. São Paulo: Editora Vozes, 2008.
184p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
GARCÍA, Jesus Nicasio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e
matemática. Tradução Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes
Médicas, 1998. 274p. (Biblioteca da UEPA nº 138) (Psicologia / aprendizagem / dificuldade / linguagem /
leitura / escrita / matemática)
GARCIA, Regina Leite (Org.) Alfabetização dos alunos das classes
populares, ainda um desafio. São Paulo: Editora Cortez, 2001. 88p. . (Biblioteca da UEPA nº
5) (Leitura / alfabetização / metodologia /
EJA )
GARCIA, Walter. Administração educacional em crise. São Paulo: Editora Cortez,
2001. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 7) (Educação / crise / administração escolar / gestão /
marketing na educação / tecnocracia )
GENTILE, Paola. Parceiros na aprendizagem. Revista Nova Escola. p.32-39, jun/jul
2006. (Metodologia / didática / prática / gestão)
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia da Educação. Rio de Janeiro:
Editora DP&A, 2002, 112p. (Metodologia / didática
/ prática / gestão)
GIACAGLIA, Lia Renata Angelini. PENTEADO,
Wilma Millan Alves. Orientação
educacional na prática: princípios técnicas instrumentos. São Paulo:
Thomson Learning, 2006.202p. (Metodologia / didática
/ prática / gestão)
GILES, Thomas Ranson Giles. Filosofia da Educação. São Paulo: EPU,
1983. 120p. (Metodologia / didática / prática /
gestão)
GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação sociopolítica. São Paulo: Editora
Cortez, 2007.120p. .
(Biblioteca da UEPA nº19 (conselhos / gestão
/ teorias / paradigmas / popular)
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens
na formação de leitores. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.128p. (Biblioteca nº125) (Leitura)
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. A
orientação educacional: conflito de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo: Editora
Cortez, 2006. 216p. (Metodologia / didática /
prática / gestão) (Biblioteca
pessoal)
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. A
prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Editora Cortez, 2008. 168p. (Metodologia / didática / prática / gestão) (Biblioteca pessoal)
GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. Supervisão
e orientação educacional: perspectivas de integração na escola. São Paulo: Editora
Cortez, 2008. 160p. (Metodologia / didática /
prática / gestão) (Biblioteca
pessoal)
GURGEL, Thais. Uma moral para agir no mundo. Revista Nova Escola. Novembro/2009.
p.89. (Metodologia / didática / prática / gestão)
HARDY, Marianne. Entrevista. Pátio: Revista Pedagógica, Porto Alegre: n. 30, p.
24-27, mai./jul., 2004. (Metodologia / didática / prática)
HIPÓLIDE,
Márcia Cristina- O ensino de história
nos anos iniciais do ensino fundamental: metodologias e conceitos. São
Paulo: Compainha Editora Nacional, 2009. 111p.
HORTA, Nina. Vamos comer: da viagem das merendeiras, crônicas e conversas.
Brasília: Editora MEC, 2002. 299p. (Gestão)
IAVELBERG, Rosa. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores.
Porto Alegre. Editora Artmed, 2003.126p. (Metodologia
/ didática / prática / arte)
IRWIN, William. Alice no país das maravilhas e a filosofia: cada vez mais e mais
curioso.Tradução Camila Zanon. São Paulo: Madras, 2010. 208p. (aventura, filosofia, rebeldia, lógica)(Biblioteca pessoal)
JEANDOT, Nicole. Explorando o universo da música. São Paulo: Editora Scipione, 1997.
174p. (Biblioteca da UEPA nº 135) (sobre música/ instrumentos musicais/ motivação/ jogos/
sons/ ritmo/ música popular e erudita)
JEZINE, Edineide. ALMEIDA, Maria de Lourdes
Pinto de. (orgs.) Educação e movimentos
sociais: novos olhares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 234p. (Biblioteca da UEPA nº 62) (educação
popular/ movimentos sociais/ violência)
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Tradução Bruno C. Magne. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1994. 220p. (leitura, projetos, produção,
pais, família, competências, ) (Biblioteca da UEPA nº 187)
KAMII, Constance. Aritmética: novas perspectivas implicações da teoria de piaget. Tradução
Marcelo Cestari T. Lellis, Marta Rabioglio e Jorge José de Oliveira. Campinas,
S.P: Editora Papirus,1994. 238p. (Biblioteca da UEPA nº
106) (Matemática / avaliação / autonomia /
interação / jogos)
KARNAL,
Leandro. (Org.) História na sala de
aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010. 216p. (Biblioteca da UEPA nº 156)
(ensinar/ educação/ transversalidade/ literatura/ livros didático/ pesquisa na
internet p.135 / música p.139 / avaliação / religião)
KRAEMER, Maria Luiza. Histórias
infantis e o lúdico encantam as crianças: atividades lúdicas baseadas em
clássicos da literatura infantil. Campinas, SP: Editora Autores Associados,
2008. 228p. (Leitura)
KRAMER, Sonia. Alfabetização leitura e escrita formação de professores em curso.
São Paulo: Editora Ática, 2010. 213p. (Leitura)
KRASILCHIK, Myriam. MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São
Paulo: Moderna, 2007.88p. (Biblioteca da UEPA nº199 ) (alfabetização científica / ação pedagógica / ambiente /
espaços sociais )
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível, e o necessário.
Tradução Ernani Rosa.-Porto Alegre: Artmed, 2002. 120 p. (Leitura)
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e
profissão docente. São Paulo: Editora Cortez, 2010. 104p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994. 264p. (Metodologia / didática / prática / gestão) (Biblioteca pessoal)
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo:
Editora Alternativa, 2008. 319p. (Metodologia / didática
/ prática / gestão)
LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental.
Campinas, SP: Editora Papirus, 2003, 240p. (Biblioteca
da UEPA nº39) (educação musical/ pesquisa em
educação musical/ música e currículo)
LUCK, Heloísa. Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional.
RJ: Editora Ltda, 1996 (Metodologia / didática / prática
/ gestão)
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos
e proposições. São Paulo: Cortez, 2002. 180p. (Metodologia
/ didática / prática / avaliação / planejamento))
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do
ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. 448p. (avaliação,
ações, projeto político, formação do educador, formação do educando,
consciência, conteúdos socioculturais, aprendizagem, desenvolvimento,
ensino-aprendizagem, didática, escola, mediador, avaliar, realidade,
conhecimento, intervenção, prática, ato pedagógico, poder, disciplinamento,
condições prévias, ato de avaliar, diagnóstico, acompanhamento, descrever,
qualificar, instrumentos de avaliação, coletas de dados, consequências
negativas, distorções, planejamento, ética, notas, cola, reprovação, etc...) (Biblioteca
da UEPA nº120 )
MACHADO, Lourdes Marcelino (ORG.). Administração e supervisão escolar:
questões para o novo milênio. São Paulo: Pioneira, 2000. (Metodologia / didática / prática / gestão)
MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo:
Editora Paulinas, 2007. 198p. (Biblioteca da UEPA nº182
) (Leitura)
MANACORDA in
LIBÂNEO. Organização e gestão escolar:
teoria e prática. Goiânia: Editora Alternativa, 319p. (Metodologia
/ didática / prática / gestão)
MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.184p. . (Biblioteca
da UEPA nº126 ) (Filosofia / conhecimento/
ética / existência / linguagem)
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:
Parábola Editorial, 2008. 296p. (Biblioteca da UEPA nº193) (Leitura)
MARINHO, Vitor. O esporte pode tudo. São Paulo: Editora Cortez, 2010. 128p. (Metodologia / didática / prática / esporte / gestão)
MARQUES, Isabel Azevedo. Dançando na escola. São Paulo: Editora Cortez, 2007. 206p. (Biblioteca da UEPA nº101)
(práticas de dança na escola/ PCN e a dança/ arte/ folclore)
MATTEDI, Marcos Antonio. Sociologia e conhecimento: introdução à abordagem sociológica do
problema do conhecimento. Chapecó: Argos, 2006. 218p. ( Marx, Durkheim, Weber, representações coletivas,
valores, conhecimento, ciência, Habermas, Foucault, Bourdieu )(Biblioteca pessoal)
MATUI, Jiron. Cidadão e professor em Florestan Fernandes. São Paulo: Editora
Cortez, 2001. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 20) ( cidadão / professor / intelectual )
MELO, Josevaldo Araújo de. Bullying na escola: como identificá-lo,
como preveni-lo e como combatê-lo. Recife: EDUPE, 2010. 128p. (Metodologia / didática / prática / psicologia / gestão)
MENEZES, Luis Carlos de. A língua em todas as disciplinas. Revista Nova Escola. Edição 221 |
Abril 2009, p.92. (Metodologia / didática / prática
/ leitura)
MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil: o lugar da literatura na sala
de aula. Rio de Janeiro: Editora Singular, 2009.136p. (Biblioteca da UEPA nº113)
( prática literária / rotas de leitura/ LOBATO/ poesia)
MIRANDA, Cláudia. RODRIGUES, Vera Lúcia. Aprendendo sempre: letramento e
alfabetização linguística. 1º e 2º ano do ensino fundamental. (Manual do
Professor) São Paulo: Editora Ática, 2008. 48p. (Biblioteca
da UEPA s/n) (Metodologia / didática / prática
/ leitura)
MIRANDA, Cláudia. RODRIGUES, Vera Lúcia. Viraver: letramento e alfabetização 3º ano (Manual
do Professor) São Paulo: Editora Scipione, 2011. 64p. (Biblioteca
da UEPA s/n) (Metodologia / didática / prática
/ leitura)
MONTEIRO, Alexandrina. POMPEU JUNIOR,
Geraldo. A matemática e os temas
transversais. São Paulo: Editora Moderna, 2001. 160p. (Biblioteca da UEPA nº88) (transversalidade,
conhecimento, matemática, cotidiano, brincadeiras, projetos)
MORAIS, Marta Bouissou. ANDRADE, Maria Hilda
de Paiva. Ciências – ensinar e aprender:
anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.128p. Biblioteca da UEPA nº271)
(ciências / experimentos / visitas / excursões / pesquisa / trabalhos em grupo
/ projetos / tecnologias /avaliação )
MULLER, Jean-Marie. Não - violência na educação. Tradução de Tônia Van Acker. São
Paulo: Editora Palas Athena, 2006. 112p. (Metodologia
/ didática / prática / gestão / psicologia) (Biblioteca
da UEPA nº
NASH, Laura L. Ética nas empresas: guia prático para soluções de problemas éticos nas
empresas. Tradução: Kátia Aparecida Roque. São Paulo: Makron Books, 2001.
240p. (ética/ moralidade/ responsabilidade/
liderança/ mudança/ fracassos/ acordo/ falhas éticas/ problemas éticos/
eficiência/ ego/ tomada de decisão) (Biblioteca
pessoal)
NASPOLINI, Ana Tereza. Tijolo por tijolo: prática de ensino de língua portuguesa. São
Paulo: Editora FTD, 2009. 176p. (Biblioteca da UEPA nº
142)
NEVES, Albanize Aparecida Arêdes. GRILO,
Miriam dos Santos. STEFANOVITS, Ângelo Alexandref. Letramento e alfabetização linguística. (Manual do Professor). São
Paulo: Escala Educacional, 2008. 40p. (Biblioteca da
UEPA nº s/n) (Metodologia / didática / prática)
NEVES, Libéria Rodrigues. SANTIAGO, Ana Lydia
Bezerra. O uso dos jogos teatrais na
educação: possibilidades diante do fracasso escolar. Campinas-SP: Editora
Papirus, 2009.128p. (Biblioteca da UEPA nº35) (Metodologia / didática / arte / prática)
NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. (Coord.) A educação artística da criança: artes
plásticas e música fundamentos e atividades. São Paulo: Editora Ática,
2001. 264p. (Biblioteca da UEPA nº213) (educação plástica e musical/ música)
NUNES, Clarice (Org.) O passado sempre presente. São Paulo: Editora Cortez, 1992. 88p. (Biblioteca da UEPA nº4) (Educação
no Brasil / Estado conservador)
OLIVEIRA, José Márcio Augusto de. Escrevendo com o computador na sala de aula.
São Paulo: Editora Cortez, 2006.120p. (Biblioteca da
UEPA nº25) ( educação / informática /
escrever / escola / metodologia / ambiente/ computador / tecnologia )
OLIVEIRA, Manfredo A. de (Org.) Correntes fundamentais da ética
contemporânea. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2000. 256p. Tradições morais/ ética/ alteridade/ utilitarismo/
teologia moral/ justiça/ ética do discurso/ política/ princípio da
responsabilidade/ coerência dialética/ ética intencionalista/ (Biblioteca pessoal)
OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. Educação infantil: fundamentos e métodos.
São Paulo: Editora Cortez, 2011. 264p. ensino
infantil(Biblioteca
pessoal)
OSINSKI, Dulce. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo: Editora Cortez,
2002. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 17) (arte / conhecimento / expressão / técnica)
PALMA, Héctor A. Metáforas e modelos científicos: a linguagem no ensino das ciências.
Tradução: Marcos Bagno. São Paulo: Edições SM, 2009. 112p. (Biblioteca da UEPA nº 30)
(ensino de ciências / linguagem / metodologia )
PARO, Vitor Henrique Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Editora
Xamã, 2000. 126p. (Metodologia / didática / prática
/ gestão)
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2006, 120p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
PAROLIN, Isabel. Professores formadores: a relação entre a família, a escola e a
aprendizagem. Curitiba: Editora Positivo, 2005. 160p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
PARREIRAS, Ninfa Confusão de línguas na Literatura: o que o adulto escreve a criança lê.
2009
PÉRISSÉ, Paulo Marcelo Perlingeiro. O educador aprendedor. São Paulo:
Editora Cortez, 2004.118p. (Biblioteca da UEPA nº23) (organizar
/ conhecimento / Metodologia / didática / prática / gestão)
PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Editora
Artmed, 1999. 96p. (Metodologia / didática / prática
/ gestão / psicologia)
PERRENOUD, Philippe. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar.
Tradução: Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
232p. (Biblioteca da UEPA nº127) (Metodologia / didática / prática / gestão / psicologia)
PESSANHA, Eurize Caldas. Ascensão e queda do professor. São Paulo: Cortez, 2001. 112p. . (Biblioteca da UEPA nº
10) (Metodologia / didática
/ prática / gestão / trabalho do professor / classe social / capitalismo )
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradutor: Celina Olga
de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008. 192p.
(Leitura)
PIETRI, Émerson. Práticas de leitura e elementos para a atuação docente. Rio de Janeiro:
Ediouro, 2009.96p. (Biblioteca da UEPA s/n(para
encontrar na biblioteca= livro peq. Azul e branco) (Leitura / livro didático / livro paradidático )
PILETTI, Claudino (Org.) Didática especial. São Paulo: Ática, 2000. 344p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. São Paulo: Editora Ática. 2004. 264p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
POPHAM, William James. Como avaliar o ensino. Tradução de Luiz Cassemiro dos Santos. Porto
Alegre: Editora Globo, 1976.162p. (Biblioteca da UEPA
nº 263) (Avaliação/ métodos/ supervisão/ testes/
desempenho/ responsabilidade educacional)
POZO, Juan Ignacio. CRESPO, Miguel Gómez
Ángel. A aprendizagem e o ensino de
ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução
Naila Freitas. 5.ed. Porto Alegre: Editora Artmed, 2009. 296p. (Biblioteca da UEPA nº206)
(Metodologia / ciências / aprendizagem / conhecimento / química / física )
REDES
DE APRENDIZAGEM: Boas práticas de
municípios que garantem o direito de aprender. Brasília, DF: UNICEF 2008.
104p (Biblioteca da UEPA nº209) (planejamento / metodologia / perfil do professor ?
REVERBEL, Olga Garcia. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São
Paulo: Editora Scipione, 2009.144p. (Biblioteca da UEPA
nº133) (jogos teatrais/ relacionamento/
observação/ avaliação)
RIOS, Zoé. LIBÂNIO, Márcia. Da escola para casa: alfabetização.
Belo Horizonte: Editora RHJ, 2009.130p. (Biblioteca da
UEPA nº68) (Leitura, para casa, família,
tarefa de casa, alfabetização, letramento, escola)
ROCCO, Maria Thereza Fraga. Viagens de leitura. Brasília:
Secretaria da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação á distância, 1996.
58p. (Leitura)
RODRIGUES, Neidson. Da mistificação da escola à escola necessária. São Paulo: Editora
Cortez, 2003. 98p. (Biblioteca da UEPA nº13) (Metodologia / didática / prática / gestão / política /
democratização)
RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola. O transitório e o permanente na educação. São
Paulo. Cortez. 2003. 120p. (Metodologia / didática /
prática / gestão)
ROSA, Sanny S. da. Brincar, conhecer, ensinar. São Paulo: Editora Cortez, 2001.118p. . (Biblioteca da UEPA nº
15) (Metodologia
/ didática / prática / ensinar / brincar / gestão)
ROSA, Sanny S. da. Construtivismo e mudança. São Paulo: Editora Cortez, 1996.88p. (Metodologia
/ didática / prática / gestão)
ROSSETTO JÚNIOR, Adriano José [et al.]. Jogos educativos: estrutura e organização da prática. São Paulo:
Editora Phorte, 2009. 96p. (Biblioteca da UEPA nº 87) (jogos educativos
/ jogos em grupo/ esportes, estudo e ensino/ educação física/)
SADOVSKY, Patrícia. O Ensino de Matemática Hoje- enfoques, sentidos e desafios. 1º Ed.,
São Paulo: Ática, 1993. 111p.
SANT’ANNA, Ilza Martins. MENEGOLLA,
Maximiliano. Didática: aprender a
ensinar – técnicas e reflexões pedagógicas para formação de formadores São
Paulo: Edições Loyola, 2002. 126p. (Metodologia / didática
/ prática / gestão)
SANTOMAURO, Beatriz. O que ensinar em arte. Revista Nova Escola. Edição 220 / Março 2009
(Metodologia / didática / prática / arte / gestão)
SANTOS, Santa Marli Pires. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes
contextos. Petrópolis: Editora Vozes, 1999, p.7(Metodologia
/ didática / prática / gestão / lúdico / psicologia)
SARAIVA, Juracy Assmann. (Org.) Literatura e alfabetização: do plano do
choro ao plano da ação. Porto Alegre: Editora Artmed, 2001. 238p. (Biblioteca da UEPA nº147)
(leitura/ alfabetização/ literatura/ narrativas/ folclore/ poesia/ roteiros de
leitura)
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico – crítica: primeiras aproximações. São Paulo:
Editora Autores Associados, 1991. 174p. (Metodologia
/ didática / prática / gestão)
SCHAFER, R. Murray. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons.
Tradução: Marisa Fonterrada. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009.144p. (Biblioteca da UEPA nº181)
(música)
SILVA, Ezequiel Theodoro da. (Des)caminhos da escola, os traumatismos
educacionais. São Paulo: Editora Cortez, 2002. 104p. . (Biblioteca da UEPA nº 14)
(didática
/ metodologia / professor / formação do professor / planejamentos sistema escolar / leitura)
SILVA, René Marc da Costa. (Org.) Cultura popular e educação: salto para o
futuro. Brasília: SEED/MEC, 2008. 246p. (Biblioteca
da UEPA nº128) (Cultura / Metodologia / didática
/ prática / gestão)
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia
para professores e promotores de leitura. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.
272p. (Biblioteca da UEPA nº 66) (Leitura infantil/ narrativas/ Monteiro Lobato/ Ruth
Rocha/ Ana Maria Machado/ outros)
SILVERSTEIN, Barry. Motivação: desperte o que há de melhor em sua equipe. São Paulo:
Editora Senac Rio, 2009. 160p. (Metodologia /
motivação / psicologia / didática / prática / gestão)
SIMIONATO, Regina Gargantini Bratfisch. Dinâmicas de grupo para treinamento
motivacional. Campinas, SP: Papirus, 2004.120p. (Biblioteca
particular) (dinâmicas de grupo,
facilitador, treinamento motivacional, oficinas, materiais confeccionados)
SMITH, Corinne. STRICK, Lisa. Dificuldade de aprendizagem de A a Z: um
guia completo para pais e educadores. Tradução Dayse Batista. Porto Alegre:
Editora Artmed, 2001. 332p. (Biblioteca
da UEPA nº 137) (Psicologia /
motivação / Metodologia / didática / prática / gestão / aprendizagem /
qualidade / futuro / matemática / escrita / leitura / dificuldade / social /
emocional / família/ estratégias)
SMOLKA, Ana Luíza B. GÓES, Maria Cecília R.
de (Orgs.) A Linguagem e o outro no
espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas, SP:
Editora Papirus, 1993. 177p. (Leitura)
SOARES, Magda. ROCHA, Gladys. Português: uma proposta para o letramento:
livro de alfabetização: ensino fundamental. (Manual do Professor) São
Paulo: Editora Moderna, 1999. 32p. (Biblioteca da UEPA nº s/n) (Leitura)
SOARES, Suely Galli. Arquitetura da identidade: sobre educação, ensino e aprendizagem.
São Paulo: Editora Cortez, 2000. 120p. . (Biblioteca da
UEPA nº 16) (educação /
aprendizagem / currículo / informação / escolaridade / qualificação /
alfabetização / educador / EJA )
SOEK, Ana Maria. (Org.) Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: ciências humanas.
Curitiba: Editora Positivo, 2009. 80p. (Biblioteca da
UEPA nº27) (ensinar história / geografia /
sociologia / filosofia / ética / cidadania / trabalho / classes sociais /
metodologia )
SOEK, Ana Maria. (Org.) Mediação pedagógica na educação de jovens e adultos: ciências da
natureza e matemática. Curitiba: Editora Positivo, 2009. 64p. (Biblioteca da UEPA nº28) (ensinar
física / química / biologia / matemática / metodologia )
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução Cláudia Schilling. Porto Alegre:
Editora Artmed, 1998. 194p. (Biblioteca da UEPA nº108) (desafio da leitura/ ler, compreender e aprender/ o
ensino da leitura/ o ensino de estratégias de compreensão leitora/ para
compreender... antes da leitura/
construindo a compreensão... durante a leitura/ depois da leitura:
continuar compreendendo e aprendendo)
SOUSA, Lúcia de Fátima Farias de. Pernambuco: estudos sociais. São Paulo:
FTD, 1993. 127p. (Biblioteca Normal Médio 7/4/2014)
SOUZA, Júlio César de Mello e. Matemática divertida e curiosa. Rio de
Janeiro: Record, 2008. 158p.(matemática, filosofia,
geometria, números) (Biblioteca da UEPA nº 99)
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina
Tourinho. São Paulo: Editora Moderna, 2010. 128p. (Biblioteca da UEPA nº165)
(valor da música/ cultura/ avaliação/ rotinas)
TAPIA, Jesus Alonso. FITA, Enrique Caturla. Motivação em sala de aula: o que e como se
faz. São Paulo: Editora Loyola, 1999. 152p. (Metodologia
/ motivação / didática / prática / gestão)
TÉBAR, Lorenzo. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução:
Priscila Pereira Mota. São Paulo: Editora Senac, 2011. 552p. (Biblioteca
da UEPA nº 74) (Motivação/ paradigma/
mediação/ interação/ aprendizagem/ mudanças/ perfil do professor/ didática/
metodologia/ função construtivista)
TENÓRIO, Robinson. Computadores de papel: máquinas abstratas para o ensino concreto. São
Paulo: Editora Cortez, 2001. 120p. (Biblioteca da UEPA
nº18) (questões produtivas / máquinas /
cidadania / trabalho / classes sociais / metodologia )
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Editora Cortez, 2006. 104p. . (Biblioteca da UEPA nº 23)
(Escrita
/ alfabetização / letramento )
TOSCANO, Moema. Introdução à sociologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Vozes,
1987, 208p. (Metodologia / didática / prática /
gestão)
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. São
Paulo: Editora Cortez, 2009. 246p. (Biblioteca da UEPA
nº 177) (variação
linguística/ gramática/ texto/ discurso/ língua/ leitura)
VALE, Ana Maria do. Educação popular na escola pública. São Paulo: Cortez, 2001. 111p. . (Biblioteca da UEPA nº
6) (luta popular /
escola pública / educação popular)
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Indisciplina e disciplina escolar:
fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Editora Cortez, 2009. 304p. (Biblioteca da UEPA nº 124)
(Metodologia / psicologia / motivação / didática / prática / gestão)
VIEIRA, Telma Maria. Clarice Lispector: uma leitura instigante. São Paulo: Editora
Annablume, 2004. 104p. (Metodologia / didática / prática
/ leitura)
VIGOTSKI, Lev Senovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos
psicológicos superiores. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010. 182p. (Biblioteca da UEPA nº 29) ( atenção / pensamento / memória / interação /
aprendizado / brinquedo / Metodologia / didática / prática / gestão /
psicologia)
VYGOTSK, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem: psicologia. São Paulo: Editora Martins
Fontes, 2008. 224p. (Leitura)
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Editora: Martins
Fontes, 2007. 208p. (Psicologia)
WEISZ, Telma. Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Editora Ática,
2001.136p. (Metodologia / didática / prática /
gestão)
WITTER, Geraldina Porto. LOMÔNACO, José
Fernando Bitencourt. Psicologia da
aprendizagem. São Paulo: EPU, 1984.102p. (Biblioteca
particular) (aprendizagem/ modelos
behavioristas/ modelo cognitivo/ motivação/ conceitos/ atenção/ aplicação)
ZABALA,
Antoni. A prática educativa: como
ensinar. Trad. Ermani. F. da F. Rosa- Porto Alegre. Artmed, 1998. 635 p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
ZALUAR, Alba. (Org.) Violência e educação. São Paulo: Editora Livros do Tatu/Cortez,
1992. 136p. (Biblioteca
da UEPA nº 213) (Metodologia / didática / prática
/ gestão / psicologia)
ZAOUAL, Hassan. Globalização e diversidade cultural. São Paulo: Editora Cortez,
2003. 120p. . (Biblioteca da UEPA nº 22) (globalização / desenvolvimento / conhecimento )
ZIRALDO in
VIEIRA, Marli. Um menino chamado
ziraldo. Revista aprende Brasil. Abril/maio, 2006. 36-40p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
ZÓBOLI,
Graziella Bernardi. Práticas de ensino:
subsídios para a atividade docente. São Paulo: Editora Ática, 1999. 152p. (Metodologia / didática / prática / gestão)
Muito útil. Excelente para quem busca ampliar conhecimentos por meio da leitura de um bom livro.
ResponderExcluir