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Eventos


CENTRO DE ENSINO PESQUISA E INOVAÇÃO - CENPI
11/18/25/AGOSTO/ 2012
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Currículo na Educação Infantil


Ementa:
Concepções teóricas e determinações histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo; paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular; pós-modernidade e suas implicações para o currículo escolar; perspectivas construtivista, pós-construtivista e sociointeracionista do currículo escolar; pressupostos sociofilosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação, níveis de ensino e escolas; o currículo no cotidiano da escola pública.

CENTRO DE ENSINO PESQUISA E INOVAÇÃO - CENPI
7/14/28/ABR/ 2012
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO









Semana Pedagógica na UEPA
Café Cultural
24/11/2011
Alunos colaboradores
Credenciamento
Escolhemos o tema: O papel social do professor


Nosso objetivo era compreender a escola importante para a socialização das pessoas e o professor, como é a pessoa mais diretamente ligada ao aluno, o articulador em desenvolver seu trabalho onde o aluno possa encontrar motivos para frequentar a escola, fazendo amigos e construindo seu aprendizado.
Iniciamos falando sobre Os quatro pilares da educação

 A atuação do Professor é fundamental nesse desempenho.
Em seguida falamos sobre os modelos educacionais
Mostramos a diferença dos interesses de ontem e de hoje e no que isso implica para a nossa vida.
Mostramos a mudança de paradigma de se trabalhar com a diversidade.
Mostramos a importância de atividades coletivas na escola.
Falamos sobre os principais cientistas da educação.
Mostramos a influência marcante de alguns cientistas na educação.
Apresentamos ligeiramente o pensamento de alguns sociólogos da educação.
 Discutimos sobre o caráter social do processo educativo.
 Falamos da metodologia do trabalho do professor.
Questionamos sobre a influência do meio na concepção de alguns conceitos.
Mostramos que os conteúdos precisam estar voltados a concepção social que temos.
 Tivemos apoio de professores, coordenadores e da Diretora Vânia, durante toda a palestra.
 Citamos Zabala, mostrando que dependendo do nível de aprendizagem e da atuação social em que a escola se encontre, o professor pode desenvolver mais ou menos os conteúdos.
Apoio de Cidinha na passagem dos slides.
Reconhecimento da comunidade escolar.






 Tentamos passar o filme: "Crianças invisíveis" mas estava o ambiente muito claro, o filme no data show não ficou legal. Prometemos passar o filme em outra ocasião.
No final foi feita uma reflexão no texto: "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas." de Rubem Alves
No final foi servido um café, com bolinhos, bolachinhas, et...
Público alvo: alunos e professores do Curso Normal Médio


Apresentação do TCC 2011









Encontro de Prática Pedagógica
Professoras de Prática Pedagógica do Curso Normal Médio 
2011
na Biblioteca da UEPA. 
Professoras Betânia, Zeide e Sueli.
Estamos interessadas em envolver as alunas do curso com as mudanças que integram as Orientações do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida uma análise na proposta do "Alfabetizar com Sucesso".

Encontro com os organizadores da CENPI FITEC




Professores Reunião da CENPI FITEC



20 de junho de 2011
Professora Sueli, Professora Mariinha e o Professor Marcelo
Laboratório de Informática 
Apoio da Professora Elizabeth
Trabalho com Jogos Educativos do nosso blog
Foi muito interessante.
Eu ajudando os alunos de Professor Marcelo nos jogos educativos.

Foi muito prazeroso, devido a sua capacidade de absorver, as crianças de forma intensa e total, criaram um clima de entusiasmo. Foi este aspecto de envolvimento emocional frente ao computador que tornou a atividade com forte teor motivacional, gerando um estado de vibração e euforia.

Desafio para os alunos em matemática
 Em virtude desta atmosfera de prazer dentro da qual se desenrolou, a aula no laboratório foi canalizado as energias no sentido de um esforço total por parte de todos para consecução do objetivo. Portanto, as atividades no Laboratório são excitantes, mas também requerem um esforço voluntário e uma preparação melhor antes de sua realização.
A Professora Mariinha, ajudou muito os alunos a encontrarem os Jogos Matemáticos, além de tirar as fotos.
Alunos utilizando o computador na aula de matemática
 Elizabeth, responsável pelo Laboratório, lembrou bem que fosse avisado com antecedência para que ela pudesse organizar melhor e mais rápido o atendimento nas conexões. Pois, tivemos dificuldade de entrar no blog, devido as configurações dos computadores. Porém, valeu a experiência e a ousadia do Professor Marcelo em querer inovar na sua sala.
Mostrando ao Professor Marcelo os Jogos no Blog da UEPA
O professor precisa saber criar, improvisar e lidar com situações inesperadas, pois são competências exigidas em todos os âmbitos de nossas vidas.




 APRESENTAÇÃO DO TCC
2010



No Curso Normal Médio, a prática pedagógica configura-se, ao mesmo tempo, como elemento que transversaliza as Áreas Curriculares, devido ao próprio objetivo do Curso – a formação de professores/as –, e como um dos núcleos curriculares responsáveis pela formação do profissional em nível médio, para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os alunos, organizam um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) observando as orientações recebidas.
Apresentação de um histórico sobre os trabalhos desde 2004
 Diante dessa complexidade de atitudes a serem desenvolvidas no processo e formação, é que o Núcleo de Prática organizado por competências busca romper com a compreensão de ensino e aprendizagem pautada na mera transmissão descontextualizada de conhecimentos fragmentados nas diversas disciplinas. O que se tem como pressuposto é um processo que permita o diálogo das diversas Áreas e Núcleos, trabalhando a contextualização em situações reais, que dão significado ao ensino e à aprendizagem.
Com esse processo, as orientações são importantes, pois o aluno é solicitado a organizar um projeto monográfico sobre um problema diagnosticado na Escola Campo de Estudo.
Apresentação das equipes de pesquisa
 O objeto de estudo passa a ser, portanto a prática docente situada no cotidiano escolar, pautada em concepções de educação e do processo de ensino e aprendizagem, tendo a pesquisa como elemento de investigação, compreensão e intervenção para o desenvolvimento de todo o processo.
Participação dos Convidados Representantes das Escolas Campo de Estudo
 Sabe-se que como competências seja necessário articular teoria e prática na resolução de situações-problema originadas no cotidiano escolar e, de modo específico, no processo de ensino e aprendizagem. Compreender as relações estabelecidas entre professor- aluno e destes com o conhecimento e com a realidade escolar.

Presença do Secretário de Educação
O TCC é organizado mediante orientações possibilitando ao aluno elaborar intervenções decorrentes da ação pesquisadora, específicas para o desenvolvimento da ação docente e discente. Compreender e utilizar elementos que caracterizam o registro científico, entendendo-o como meio de reflexão, produção e socialização do conhecimento.
Segundo dia de apresentação
 Dessa forma, o apoio da Escola Campo de Estudo é muito importante já que a dimensão da pesquisa compreende caracterizar o papel da escola na sociedade e no processo de ensino-aprendizagem. Identificar os eixos integradores da realidade escolar, no contato com o campo de estudo.
Organização das apresentações
 A apresentação do TCC é um dia festivo na UEPA. É um momento em que os elementos que estruturam o trabalho são compartilhados com e discutidos aos representantes das Escolas Campo de Estudo.
Banca Representando as Escolas Campo de Estudo
  As apresentações partem de relacionar os fundamentos teóricos diversos na realização da docência. E esses fundamentos são citados nas exposições ajudando na coerência das propostas escolhidas pelas equipes.
Ornamentação e homenagem aos 10 anos de Normal Médio na UEPA
  Durante todo ano os alunos elaboram relatórios que articulem os elementos teóricos às situações práticas vivenciadas na Escola Campo de Estudo, organizando as justificativas necessárias que fundamentem a pesquisa.
Recurso da apresentação
  A elaboração de projetos de intervenção no campo de estudo, a partir das observações e análises realizadas, permite ao aluno sua participação na dinâmica da escola.
Ornamentação feita pelas alunas
 Seja qual for o tema escolhido pelas observações e pesquisas, os alunos precisam identificar as demandas cotidianas que requerem ações específicas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Caracterizar a relação aluno/a – professor/a – conhecimento – realidade escolar.
Palavra da Direção da UEPA

No que diz respeito ao núcleo curricular, a Prática se propõe ao estudo sobre o saber, o fazer e o 
saber-fazer pedagógico, envolvendo articuladamente suas dimensões política, estética, técnica e ética, 
situadas num contexto sociohistórico, tendo como eixos norteadores o diálogo, a reflexão e a atitude, 

construídos através da ação interdisciplinar, que busca a formação do profissional solidário e com 

autonomia intelectual. 


Apoio da Direção da UEPA

Desse modo, é um núcleo que propõe, através da articulação entre suas 
disciplinas e com os demais núcleos e áreas curriculares, a reflexão sobre a própria profissão docente, 
suas condições de desenvolvimento e seus estruturantes, possibilitando ao professor/a em formação 
não apenas conhecer os saberes necessários ao desenvolvimento da ação docente, como também a 
construção/sistematização de novos saberes, a partir da relação estabelecida entre o que é observado 
no campo de estudo e os elementos teóricos construídos na escola formadora.


Apoio das Escolas Campo de Estudo

O reconhecimento e a certificação do curso se darão mediante a avaliação dos conhecimentos adquiridos e a apresentação escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que, sendo resultado da construção teórico-prática realizada pelo aluno ao longo dos quatro anos, deverá constar no documento de conclusão emitido pela instituição. Vale salientar que a certificação só poderá ser efetivada para os alunos que apresentem 75% de freqüência, que tenham demonstrado desempenho satisfatório em todos componentes curriculares, tenham vivenciado a Prática Pedagógica e, ao mesmo tempo, concluído o nível médio em obediência à legislação vigente.

Auguste Rodin

Auguste Rodin é um dos mais importantes escultores em bronze da modernidade e sua colaboração para a arte moderna é incalculável. Auguste Rodin nasceu na França em 12 de novembro de 1940, vinha de uma família de classe operaria. Filho de Marie Cheffer e Jean-Baptiste Rodin, foi educado tradicionalmente. Desde criança dava indícios da sua inclinação para a arte e em grande parte da sua vida foi autodidata. Aprendeu a desenhar aos 10 anos e aos 14 foi matriculado na Petite École uma escola de artes onde estudou desenho e pintura. Estudou, também, por conta própria, anatomia humana, utilizando mais tarde estes conhecimentos em suas esculturas. Após deixar esta escola e ser rejeitado em outra escola de artes, Rodin ganhou a vida durante muito tempo como artesão. Mais ou menos nesse período, estudou com Antoine-Louis Barye, grande escultor de animais, o qual lhe influenciou significativamente na sua carreira. Nesse período conheceu e passou a viver com uma jovem costureira chamada Rose Beuret com quem teve apenas um filho.

Decidido na carreira de escultor, especializou-se na criação de esculturas em bronze. Uma de suas primeiras esculturas “O homem de nariz partido”, no entanto, foi rejeitada para o Salão de 1864, considerada inacabada pela banca examinadora devido a superfície vigorosamente enrugada, produzindo no bronze um jogo de reflexões que muda conforme a luz. Um estilo de esculpir possivelmente influenciado por Antoine-Louis Barye.

Sua primeira escultura exposta publicamente foi “A idade do bronze” em 1876, provocando grande escândalo em função dos contornos classificados como chocantes para a época. Apenas dois anos mais tarde, Auguste Rodin alcançou reconhecimento com a obra “São João Batista pregando”. Fama que lhe rendeu a encomenda de inúmeros outros trabalhos, entre eles, a “Porta do Inferno”, uma porta em bronze para o Museu de Artes Decorativas de Paris. A “Porta do Inferno” foi baseada na obra literária “Divina Comédia” de Dante Alighieri e traz cerca de 180 figuras de vários tamanhos nas quais o artista trabalhou até o fim da sua vida.

Rodin foi, também, responsável pela criação de outras obras como “O Beijo”, “O Pensador”, “Balzac”, “Os burgueses de Calais”, “O filho Pródigo”, “A voz interior”.

As esculturas de Rodin eram de um vigor escultórico que pareciam emergir da base em bronze, marcando em seus trabalhos um jogo de luz e sombra. O artista tinha a tendência de ausentar suas peças de pormenores. Além disso, Rodin frequentemente inspirava-se na mitologia e na literatura para dar forma a matéria. Auguste Rodin abriu caminho para a geração seguinte de escultores modernos.

Quase no fim da vida, em 1900, Rodin foi contemplado com um pavilhão inteiro - o Pavilhão das Almas, da Exposição Universal foi destinado aos trabalhos do artista, reunindo ao todo 150 obras.

Rodin morreu em 17 de novembro de

1917 na França. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.

Referência:

H.W.Janson. História Geral da Arte – O Mundo Moderno. Martins Fontes: São Paulo, 2001.



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