CENTRO DE ENSINO PESQUISA E INOVAÇÃO - CENPI
11/18/25/AGOSTO/ 2012
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: Currículo na Educação Infantil
|
Ementa:
Concepções teóricas e determinações histórica, cultural,
epistemológica, social e ideológica do currículo; paradigmas técnico, prático e
crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular; pós-modernidade
e suas implicações para o currículo escolar; perspectivas construtivista,
pós-construtivista e sociointeracionista do currículo escolar; pressupostos
sociofilosóficos de propostas curriculares de diferentes sistemas de educação,
níveis de ensino e escolas; o currículo no cotidiano da escola pública.
|
CENTRO DE ENSINO PESQUISA E INOVAÇÃO - CENPI
7/14/28/ABR/ 2012
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Semana Pedagógica na UEPA
Café Cultural
24/11/2011
|
Alunos colaboradores |
|
Credenciamento |
|
Escolhemos o tema: O papel social do professor |
|
Nosso objetivo era compreender a escola importante para a socialização das pessoas e o professor, como é a pessoa mais diretamente ligada ao aluno, o articulador em desenvolver seu trabalho onde o aluno possa encontrar motivos para frequentar a escola, fazendo amigos e construindo seu aprendizado. |
Iniciamos falando sobre Os quatro pilares da educação
A atuação do Professor é fundamental nesse desempenho.
Em seguida falamos sobre os modelos educacionais
Mostramos a diferença dos interesses de ontem e de hoje e no que isso implica para a nossa vida.
Mostramos a mudança de paradigma de se trabalhar com a diversidade.
Mostramos a importância de atividades coletivas na escola.
|
Falamos sobre os principais cientistas da educação. |
Mostramos a influência marcante de alguns cientistas na educação.
Apresentamos ligeiramente o pensamento de alguns sociólogos da educação.
Discutimos sobre o caráter social do processo educativo.
Falamos da metodologia do trabalho do professor.
Questionamos sobre a influência do meio na concepção de alguns conceitos.
Mostramos que os conteúdos precisam estar voltados a concepção social que temos.
Tivemos apoio de professores, coordenadores e da Diretora Vânia, durante toda a palestra.
Citamos Zabala, mostrando que dependendo do nível de aprendizagem e da atuação social em que a escola se encontre, o professor pode desenvolver mais ou menos os conteúdos.
Apoio de Cidinha na passagem dos slides.
Reconhecimento da comunidade escolar.
Tentamos passar o filme: "Crianças invisíveis" mas estava o ambiente muito claro, o filme no data show não ficou legal. Prometemos passar o filme em outra ocasião.
|
No final foi feita uma reflexão no texto: "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas." de Rubem Alves |
|
No final foi servido um café, com bolinhos, bolachinhas, et... |
|
Público alvo: alunos e professores do Curso Normal Médio |
Apresentação do TCC 2011
Encontro de Prática Pedagógica
Professoras de Prática Pedagógica do Curso Normal Médio
2011
na Biblioteca da UEPA.
|
Professoras Betânia, Zeide e Sueli. |
Estamos interessadas em envolver as alunas do curso com as mudanças que integram as Orientações do Ensino Fundamental, tendo como ponto de partida uma análise na proposta do "Alfabetizar com Sucesso".
Encontro com os organizadores da CENPI FITEC
|
Professores Reunião da CENPI FITEC |
20 de junho de 2011
Professora Sueli, Professora Mariinha e o Professor Marcelo
Laboratório de Informática
Apoio da Professora Elizabeth
Trabalho com Jogos Educativos do nosso blog
Foi muito interessante.
|
Eu ajudando os alunos de Professor Marcelo nos jogos educativos.
Foi muito prazeroso, devido a sua capacidade de absorver, as crianças de forma intensa e total, criaram um clima de entusiasmo. Foi este aspecto de envolvimento emocional frente ao computador que tornou a atividade com forte teor motivacional, gerando um estado de vibração e euforia.
|
|
Desafio para os alunos em matemática |
Em virtude desta atmosfera de prazer dentro da qual se desenrolou, a aula no laboratório foi canalizado as energias no sentido de um esforço total por parte de todos para consecução do objetivo. Portanto, as atividades no Laboratório são excitantes, mas também requerem um esforço voluntário e uma preparação melhor antes de sua realização.
A Professora Mariinha, ajudou muito os alunos a encontrarem os Jogos Matemáticos, além de tirar as fotos.
|
Alunos utilizando o computador na aula de matemática |
Elizabeth, responsável pelo Laboratório, lembrou bem que fosse avisado com antecedência para que ela pudesse organizar melhor e mais rápido o atendimento nas conexões. Pois, tivemos dificuldade de entrar no blog, devido as configurações dos computadores. Porém, valeu a experiência e a ousadia do Professor Marcelo em querer inovar na sua sala.
|
Mostrando ao Professor Marcelo os Jogos no Blog da UEPA |
O professor precisa saber criar, improvisar e lidar com situações inesperadas, pois são competências exigidas em todos os âmbitos de nossas vidas.
APRESENTAÇÃO DO TCC
2010
No Curso Normal Médio, a prática pedagógica configura-se, ao mesmo tempo, como elemento que transversaliza as Áreas Curriculares, devido ao próprio objetivo do Curso – a formação de professores/as –, e como um dos núcleos curriculares responsáveis pela formação do profissional em nível médio, para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os alunos, organizam um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) observando as orientações recebidas.
|
Apresentação de um histórico sobre os trabalhos desde 2004 |
Diante dessa complexidade de atitudes a serem desenvolvidas no processo e formação, é que o Núcleo de Prática organizado por competências busca romper com a compreensão de ensino e aprendizagem pautada na mera transmissão descontextualizada de conhecimentos fragmentados nas diversas disciplinas. O que se tem como pressuposto é um processo que permita o diálogo das diversas Áreas e Núcleos, trabalhando a contextualização em situações reais, que dão significado ao ensino e à aprendizagem.
Com esse processo, as orientações são importantes, pois o aluno é solicitado a organizar um projeto monográfico sobre um problema diagnosticado na Escola Campo de Estudo.
|
Apresentação das equipes de pesquisa |
O objeto de estudo passa a ser, portanto a prática docente situada no cotidiano escolar, pautada em concepções de educação e do processo de ensino e aprendizagem, tendo a pesquisa como elemento de investigação, compreensão e intervenção para o desenvolvimento de todo o processo.
|
Participação dos Convidados Representantes das Escolas Campo de Estudo |
Sabe-se que como competências seja necessário articular teoria e prática na resolução de situações-problema originadas no cotidiano escolar e, de modo específico, no processo de ensino e aprendizagem. Compreender as relações estabelecidas entre professor- aluno e destes com o conhecimento e com a realidade escolar.
|
Presença do Secretário de Educação |
O TCC é organizado mediante orientações possibilitando ao aluno elaborar intervenções decorrentes da ação pesquisadora, específicas para o desenvolvimento da ação docente e discente. Compreender e utilizar elementos que caracterizam o registro científico, entendendo-o como meio de reflexão, produção e socialização do conhecimento.
|
Segundo dia de apresentação |
Dessa forma, o apoio da Escola Campo de Estudo é muito importante já que a dimensão da pesquisa compreende caracterizar o papel da escola na sociedade e no processo de ensino-aprendizagem. Identificar os eixos integradores da realidade escolar, no contato com o campo de estudo.
|
Organização das apresentações |
A apresentação do TCC é um dia festivo na UEPA. É um momento em que os elementos que estruturam o trabalho são compartilhados com e discutidos aos representantes das Escolas Campo de Estudo.
|
Banca Representando as Escolas Campo de Estudo |
As apresentações partem de relacionar os fundamentos teóricos diversos na realização da docência. E esses fundamentos são citados nas exposições ajudando na coerência das propostas escolhidas pelas equipes.
|
Ornamentação e homenagem aos 10 anos de Normal Médio na UEPA |
Durante todo ano os alunos elaboram relatórios que articulem os elementos teóricos às situações práticas vivenciadas na Escola Campo de Estudo, organizando as justificativas necessárias que fundamentem a pesquisa.
|
Recurso da apresentação |
A elaboração de projetos de intervenção no campo de estudo, a partir das observações e análises realizadas, permite ao aluno sua participação na dinâmica da escola.
|
Ornamentação feita pelas alunas |
Seja qual for o tema escolhido pelas observações e pesquisas, os alunos precisam identificar as demandas cotidianas que requerem ações específicas para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Caracterizar a relação aluno/a – professor/a – conhecimento – realidade escolar.
|
Palavra da Direção da UEPA |
No que diz respeito ao núcleo curricular, a Prática se propõe ao estudo sobre o saber, o fazer e o
saber-fazer pedagógico, envolvendo articuladamente suas dimensões política, estética, técnica e ética,
situadas num contexto sociohistórico, tendo como eixos norteadores o diálogo, a reflexão e a atitude,
construídos através da ação interdisciplinar, que busca a formação do profissional solidário e com
autonomia intelectual.
|
Apoio da Direção da UEPA |
Desse modo, é um núcleo que propõe, através da articulação entre suas
disciplinas e com os demais núcleos e áreas curriculares, a reflexão sobre a própria profissão docente,
suas condições de desenvolvimento e seus estruturantes, possibilitando ao professor/a em formação
não apenas conhecer os saberes necessários ao desenvolvimento da ação docente, como também a
construção/sistematização de novos saberes, a partir da relação estabelecida entre o que é observado
no campo de estudo e os elementos teóricos construídos na escola formadora.
|
Apoio das Escolas Campo de Estudo |
O reconhecimento e a certificação do curso se darão mediante a avaliação dos conhecimentos adquiridos e a apresentação escrita do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que, sendo resultado da construção teórico-prática realizada pelo aluno ao longo dos quatro anos, deverá constar no documento de conclusão emitido pela instituição. Vale salientar que a certificação só poderá ser efetivada para os alunos que apresentem 75% de freqüência, que tenham demonstrado desempenho satisfatório em todos componentes curriculares, tenham vivenciado a Prática Pedagógica e, ao mesmo tempo, concluído o nível médio em obediência à legislação vigente.