2013
O T M
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL MÉDIO
NÚCLEO DE FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do Componente Curricular
PRÁTICA PEDAGÓGICA
ANO: 1º
UNIDADE : 1
EMENTA; Estudo da prática educacional escolar. Formas de organização e
gestão. Aspectos legislativos. Condições do Trabalho Educativo. Processos de
Construção do sucesso e fracasso escolar. Evasão. História da Escola.
OBJETO DE ESTUDO: O espaço de aprendizagem e de inserção profissional.
OBJETIVOS: Compreender o componente curricular; Prática Pedagógica;
Aproximar o discente com o espaço de profissionalização; Desenvolver atitudes
de pesquisa e do professor pesquisador.
EIXO INTEGRADOR; Educação escolar, a escola enquanto instituição social,
a escola e a realidade brasileira.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
O componente Prática Pedagógica
·
Estudo do componente Prát. Pedagógica.
·
Concepções, requisitos, importância;
concepção de estágio x prática
2. A educação
Escolar-
·
Definição das Escolas Campo de Estudo
·
Orientação de como adentrar na escola
(1º contato)
·
Estudo para realização de observação
etnográfica a partir de orientações prévias;
·
Desenvolvimento de atitudes de pesquisa
e do professor-pesquisador;
·
Reconhecimento da importância da
utilização da Ética no compromisso assumido com a escola, futuro espaço de
exercício profissional;
·
Socialização da primeira impressão
sobre a escola;
·
Iniciação aos procedimentos de Pesquisa
; leitura e compreensão.
·
Orientação do Relatório Parcial,
anunciando as dúvidas e possíveis problemas identificados que mereçam
aprofundamentos.
AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e
re-elaboração de Relatórios parcial e final. Socialização – Participação
individual nos seminários temáticos. – Produção escrita individual e coletiva,
e auto-avaliação.
ANO: 1º
UNIDADE : 2
OBJETIVOS: Conhecer e analisar a
realidade do espaço de exercício profissional. ( escola campo de estudo)
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Conhecendo a Escola-Campo de Estudo.
·
Conhecimento da História da Escola
campo de estudo; do seu entorno; e da comunidade;
·
Socialização das idas e vindas da
Escola campo de estudo articulando o observado/vivido com os aspectos teóricos
estudados;
·
Reflexão sobre O que é a Escola? O que
é uma Escola? O que é uma escola Pública?
·
Compreensão da Função social da Escola;
·
Realização de Entrevistas ou
questionários com as pessoas da comunidade;
·
Sistematização das Entrevistas.
·
Análise dos problemas detectados
durante as observações e socializados no grupo;
·
Orientação para elaboração do Relatório
parcial.
AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e
re-elaboração de Relatórios parcial e final. Socialização – Participação
individual nos seminários temáticos. – Produção escrita individual e coletiva,
e auto-avaliação.
ANO: 1º
UNIDADE :3
OBJETIVOS: Conhecer a realidade do
espaço de exercício profissional.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
2.
Estrutura e Organização da Escola.
·
Conhecimento da Estrutura
Interna: física, organizativa;
·
Compreensão dos aspectos da legislação
que estruturam a escola.
·
Os que fazem a escola: Direção/
Coordenação / professores/aluno secretaria/ pessoal que auxiliam a
administração;
·
Estudo do processo de construção do
sucesso / fracasso escolar;
·
Identificação das causas e
conseqüências da Evasão Escolar;
·
Amadurecimento do problema identificado
e/ou tema para construção do projeto de intervenção da prática pedagógica.
·
Orientações sobre a Elaboração do
Relatório Parcial e do Projeto de Intervenção da Prática Pedagógica.
AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e
re-elaboração de Relatórios parcial e final. Socialização – Participação
individual nos seminários temáticos. Produção escrita individual e coletiva, e
auto-avaliação.
ANO: 1º
UNIDADE :4
OBJETIVOS: Conhecer e analisar a realidade
do espaço de exercício profissional
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Estrutura e Organização da Escola:
·
A gestão na Escola.
·
Reconhecimento do tipo de gestão da
escola;
·
Realização de Entrevistas com
gestores/coordenador-professores e estudantes;
·
Relacionamento destes com a comunidade
(pais/ e estudantes )
·
Identificação das condições do Trabalho
Educativo.
·
Leitura e compreensão do Projeto
Político Pedagógico;
·
Verificação da existência de
articulação dos Projetos Escolares com PPP.
·
Elaboração Final do Projeto de
Intervenção da Prática- Pedagógica.
·
Conhecimento de formas de se organizar
reuniões pedagógicas, conselhos de classe, reuniões de pais e mestres,
trabalhos comunitários;
·
Orientação s/ elaboração do Relatório
Final, confrontando com os estudos sobre a realidade educacional brasileira.
AVALIAÇÃO:
Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final.
Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. – Produção
escrita individual e coletiva, e auto-avaliação
2º Ano
Análise do Componente Curricular: Prática
Pedagógica
EMENTA; Estudo da prática pedagógica na sala
de aula. Formas de organização, sistematização e dinâmica da aula na Educação
Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Intervenção Pedagógica.
OBJETO DE ESTUDO: As diferentes relações no
interior da sala de aula.
EIXO INTEGRADOR; A sala de aula enquanto
espaço de interação, construção e produção de saberes e práticas.
ANO:
2º
UNIDADE : 1
OBJETIVOS: Aproximar o discente com a
sala de aula. Analisar as diferentes relações no interior da sala de aula de
Educação Infantil.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS;
1. Intervenção da Prática
Pedagógica. Submissão à Equipe técnico-pedagógica da escola
campo de estudo e a docente da Prática Pedagógica o projeto. (1)
2. A sala de aula da Educação
Infantil. Conhecimento do Histórico da Educ. Infantil. Orientação s/
observações: das relações interpessoais na sala de aula; da dinâmica,
planejamento, rotina, espaço, tempo, normas, recreio, disciplina;
3. Do Cuidar e Educar na Educação
Infantil. Conhecimento da sistemática de se lidar com: a
adaptação, hora do banho, brincadeiras, mordidas, controle dos esfíncteres, etc
·
Observação das formas de sistematização
do saber-fazer docente atentando para as especificidades da Educação
Infantil. Estrutura, organização e sistematização do processo de
ensino-aprendizagem;
·
Reconhecimento das formas de Avaliar na
Educação Infantil;
·
Socialização do cotidiano observado,
analisado a partir do embasamento teórico que fundamentou as observações;
·
Orientação sobre a Elaboração do
Relatório Parcial.
3.
Construção do Projeto de Intervenção.
·
Elaboração do Projeto de Intervenção
didático pedagógica (2), (PIDP) observando plano de aula, tempo pedagógico, trabalho
individual e coletivo, material de apoio, textos; temática, nível da
turma.
AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e
re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
Considerar a avaliação da professora do Espaço de profissionalização.
Auto-avaliação.
ANO: 2º
UNIDADE : 2
OBJETIVOS: Aproximar o discente com a
sala de aula. Analisar as diferentes relações no interior da sala de aula do
Ensino Fundamental. Estabelecer conexões entre a dinâmica escolar e a sala de
aula.
ORIENTAÇÕES TEÓRICAS METODOLÓGICAS
1. Projeto de Intervenção da Prática
Pedagógica. Iniciação da Vivência do projeto (1)
2. A sala de aula nos anos iniciais do
Ensino. Fundamental.· Conhecimento
do Histórico do Ensino. Fundamental.
·
Orientação s/ observações:
o das relações interpessoais na sala de aula;
o da dinâmica, rotina e formas de sistematização do saber-fazer docente
atentando para as especificidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
·
Reconhecimento das formas de
Avaliar no Ensino Fundamental;
·
Socialização do cotidiano observado,
·
Análise do observado a partir do
embasamento teórico que fundamentou as observações;
·
Orientação sobre os elementos
constitutivos do Projeto de Intervenção Didático Pedagógica.
·
Elaboração do Relatório Parcial
Avaliação: Processual; Elaboração e
re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização.
Auto-avaliação.
ANO 2
UNIDADE: 3
OBJETIVOS: Analisar as diferentes
relações no interior da sala de aula do Ensino Fundamental. Construir o projeto
de Intervenção didático-pedagógica na escola. Estabelecer conexões entre a
dinâmica escolar e a sala de aula
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Projeto de Intervenção da Prática-
pedagógica.
·
Continuação da Vivência do projeto
(1)
2.
Construção do Projeto de Intervenção
didático-pedagógico.(2)
·
Elaboração do Projeto de Intervenção
didático-pedagógica, observando os elementos constitutivos:
o Plano de aula, tempo pedagógico;
o Material de apoio, textos;
o Temática, nível da turma;
o Trabalho individual e coletivo,
·
Apreciação do Projeto de Intervenção
didático-pedagógica a docente da Prática Pedagógica.
·
Elaboração do Relatório Parcial
Avaliação:
Processual; Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência
do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de
profissionalização. Auto-avaliação
ANO: 2º
UNIDADE : 4
OBJETIVOS: Estabelecer conexões entre a
dinâmica escolar e a sala de aula. Articular elementos teóricos e práticos
vivenciados sem perder de vista a dinâmica escolar. Vivenciar o projeto de
Intervenção didático-pedagógica na escola.
ORIENTAÇÕES TEÓRICAS METODOLÓGICAS
1.
Projeto de Intervenção da Prática-
pedagógica.
·
Continuação da Vivência do
Projeto (1)
2.
Vivência do Projeto de Intervenção
didático-pedagógica.(2)
·
Na Educação Infantil (creches e ou
séries iniciais)
·
No Ensino Fundamental (1º ciclo ou
1ª e 2ª séries)
3.
Elaboração do Relatório Final,
·
atentando para as dificuldades
percebidas na construção da sua prática discente/docente, (dúvidas;
esclarecimentos; aprofundamentos; lacunas encontradas);
·
necessárias ao exercício da docência,
tendo em vista o processo de da reflexão sobre a construção da sua
própria prática.
4. Identificação de elementos
significativos para estudos no próximo ano.
Avaliação: Processual; Elaboração e
re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização.
Auto-avaliação
3º Ano
Análise do Componente Curricular: Prática
Pedagógica
EMENTA: Estudo da prática pedagógica da sala de aula Especificidade dos
saberes e competências do profissional na Ed. Inf. e nos anos iniciais do Ens.
Fundamental. O Trabalho Pedagógico. O Currículo da Edu. Infantil e
do Ens. Fundamental. Vivência do Projeto de Intervenção.
OBJETO DE ESTUDO: Os saberes e competências necessários ao exercício da
prática docente.
EIXO INTEGRADOR; A organização do Ensino e do trabalho escolar
ANO: 3º
UNIDADE; 1
OBJETIVOS: Aprofundar a aproximação do discente com a sala de aula.
Refletir sobre o processo de ensino aprendizagem desenvolvido nos seguimentos
estudados e sua articulação com a teoria que o referenda
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Projeto de Intervenção da Prática-
pedagógica
·
Continuação da Vivência do Projeto de
Intervenção da Prática Pedagógica.
2.
A Organização do Trabalho Pedagógico.
·
Identificação de processos de
ensino-aprendizagem da Educação Infantil;
·
Conhecimento do Trabalho Pedagógico
(elementos estruturantes);
·
Caracterização da sala de aula,
observando as relações interpessoais a sua articulação com os saberes e
processos de ensino-aprendizagem, agora analisando-os à luz da vivência
anterior e dos fundamentos teóricos estudados;
·
Reconhecimento de diferentes formas de
avaliação na Educação Infantil (analisando a coerência entre os saberes e
processos de ensino-aprendizagem, as estratégias das aulas e os nexos entre as
mesmas );
·
Conhecimento das especificidades do
trabalho pedagógico na Educação Infantil (saberes e prática);
·
Compreensão das particularidades do
Currículo da Educação Infantil e sua aplicação no contexto da sala de aula.
·
Reflexão sobre a sala de aula enquanto
momento de produção e construção de saberes e intervenção pedagógica numa
perspectiva de apreensão dos saberes da docência na Educação Infantil.
3.
Estruturação dos projetos de
Intervenção para turmas da Educação Infantil cuidando da seleção de: conteúdos,
dinâmicas, o tempo pedagógico, multimeios.
Avaliação: Processual; Elaboração e
re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de
Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de
profissionalização. Auto-avaliação
ANO: 3º
UNIDADE : 2
OBJETIVOS: Expressar o conhecimento dos
saberes docentes no planejamento do trabalho pedagógico, na estruturação do
projeto de intervenção didático pedagógico. . Selecionar conteúdos necessários
e pertinentes ao seu projeto de intervenção considerando a unidade e
respeitando o processo de construção de saberes.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS;1
1. A Organização do Trabalho Pedagógico
·
Identificação de processos de
ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental;
·
Conhecimento do Trabalho Pedagógico
(elementos estruturantes)
·
Caracterização da sala de aula,
observando as relações interpessoais a sua articulação com os saberes e
processos de ensino/aprendizagem, agora analisando-os à luz da vivência
anterior e dos fundamentos teóricos estudados.
·
Reconhecimento de diferentes formas de
avaliação no Ensino Fundamental (analisando a coerência entre os saberes e
processos de ensino-aprendizagem, as estratégias das aulas e os nexos entre as
mesmas)
·
Conhecimento das especificidades do
trabalho pedagógico no Ensino Fundamental (saberes e prática)
·
Compreender as particularidades do
Currículo do Ensino Fundamental e sua aplicação no contexto da sala de aula.
·
Reflexão sobre a sala de aula enquanto
momento de produção e construção de saberes e intervenção pedagógica numa
perspectiva de apreensão dos saberes da docência no Ensino Fundamental.
·
Estruturar os projetos de Intervenção (
para turmas de 2º Ciclo )
·
Selecionar conteúdos, dinâmicas, o
tempo pedagógico, multimeios, enfim, estruturar o trabalho pedagógico.
Avaliação: Processual; Elaboração e
re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização.
Auto-avaliação
ANO: 3º
UNIDADE : 3
OBJETIVOS: Vivenciar o projeto de
Intervenção didático pedagógica estabelecendo conexões entre a dinâmica escolar
e a sala de aula.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS;
1.
Vivência do Projeto de Intervenção
didático-pedagógica
• Na Educação Infantil (Nas séries
finais)
• No Ensino Fundamental; (2º ciclo
)
• Socialização das Intervenções
• Elaboração do Relatório Parcial,
Avaliação. Processual. Elaboração
e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de
Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de
profissionalização. Auto-avaliação.
ANO: 3º
UNIDADE : 4
OBJETIVOS: Avaliar o Projeto de
Intervenção da Prática Pedagógica utilizando como critério os objetivos
propostos inicialmente no projeto. Avaliar o Projeto de Intervenção
Didático Pedagógico, e a intervenção dos professores em formação,
tendo como foco a construção dos saberes da docência.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS;
1.
Avaliação do Projeto de Intervenção das
Práticas
·
Avaliação do Projeto de Intervenção da
Prática Pedagógica vivenciados na Escola Campo. (pela Equipe técnico-pedagógica
e docente da escola campo de estudo e a docente da Prática Pedagógica.)
·
Avaliação do Projeto de Intervenção
didático—pedagógica. ( pelas professoras formadoras).
·
Elaboração do Relatório Final;
·
Introduzir Noções do TCC tendo em vista
a escolha do objeto de estudo diante das vivências e saberes apreendidos.
Avaliação: Processual; Elaboração progressiva
dos relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção.
Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização.
Auto-avaliação.
4º Ano
Análise do Componente Curricular: Prática
Pedagógica
EMENTA: Exercício de análise da prática
pedagógica escolar. Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.
OBJETO DE ESTUDO: Sistematizar os conteúdos da
formação e da análise da escola-campo.
Eixo Integrador; A prática docente:
organização, sistematização..
ANO: 4º
UNIDADE:1
OBJETIVOS: Estabelecer conexões com as
observações e vivências da prática docente e pedagógica e refletir sobre as
discussões realizadas na sala de aula. Estruturar o TCC
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1. Prática Pedagógica
·
Discussão sobre o reconhecimento das
diferentes práticas observadas, análise e reflexão;
·
Identificação da importância da prática
de ensino na construção dos saberes da docência.
2.
Elementos Estruturantes do TCC
·
Definição do tema; objetivos; objeto de
estudo;
·
Elaboração da justificativa;
·
Aprofundamento dos princípios e
procedimentos de pesquisa.
·
Leitura e aprofundamento do referencial
teórico.
·
Construção de sínteses para discussão
em pequenos grupos ou com o orientador, num processo de construção do texto
argumentativo do trabalho monográfico.
·
Resgate do processo de análises das
Entrevistas e ou questionários realizados (se for o caso de serem
aproveitados), mas a forma de tratar os instrumentos já foi anteriormente
trabalhada.
Avaliação: Processual. Elaboração
progressiva do TCC.
ANO: 4º
UNIDADE:2
OBJETIVOS: Aprofundar princípios e
procedimentos de pesquisa. Elaborar redação do TCC.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Organização do TCC
·
Elaboração dos textos que compõem o TCC
(referencial teórico, considerações finais);
·
Reflexão e análise sobre os textos
produzidos;
·
Discussão c/ o orientador nos encontros
prefixados
Avaliação: Processual. Elaboração
progressiva do TCC
ANO: 4º
UNIDADE:3
OBJETIVOS: Elaborar o TCC. Construir a
estrutura final do TCC.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Organização do TCC;
·
Revisão do texto elaborado
·
Construção da Introdução e/ou
apresentação, índice, agradecimentos, referências
Avaliação: Processual. Elaboração
progressiva do TCC.
ANO: 4º
UNIDADE:4
OBJETIVOS: Organizar a estrutura final
do TCC atendendo as Normas da ABNT. Apresentar a defesa do TCC.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.
Estrutura final do trabalho de caráter
científico (TCC)
·
Revisão da estrutura, da digitação, das
referências,
·
Encontro com a orientadora para
finalizar os ajustes finais,
·
Correção. Encadernação.
·
Organização da estrutura de defesa do
TCC com o orientador.
·
Apresentação e defesa do TCC para a
banca constituída cm o mínimo de 3 pessoas.
AVALIAÇÃO:
Processual; Elaboração final do TCC. Apresentação e defesa diante da banca
examinadora.
REFERÊNCIAS (acrescentaria)
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2ª
edição São Paulo; Cortez, 2003.
BATISTA NETO, José e SANTIAGO, Maria Eliete (orgs) Formação de
Professores e Prática Pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massagana,
2006.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e
globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre. Artmed, 2005
CUNHA, M. I. O Bom Professor e sua Prática. Campinas; Papirus, 1989
CANDAU, Vera Maria & LELIS, Isabel Alice. A relação teoria-prática
na formação do educador. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: ABT, 12 (55):
12-18, 1983.
DUSSEL, Inês. A invenção da sala de aula: uma genealogia das
formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003
GUARNIERE, Regina (org.) Aprendendo a Ensinar: O Caminho suave da
docência. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.
SEDUC, Secretaria de Educação Cultura e Esportes. Princípios e
Concepções para Formação de Docentes-Educação Infantil e anos iniciais do
Ensino fundamental do Estado de Pernambuco - Recife, 2006
________. Referenciais Curriculares para o Curso Normal Médio do estado
de Pernambuco – agosto / 2006
MEC. Ministério da Educação. Referenciais para a formação de
professores. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. A Secretaria, 1999.
LUDKE, Menga & ANDRÉ Marli. Pesquisa em Educação; abordagem
qualitativa. São Paulo: EPU , 1986.
NÓVOA, Antonio (coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Portugal:
Dom Quixote, 1995
PERRENOUD, Philippe, Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação:
perspectivas sociológicas Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes Pedagógicos e Atividade Docente.
São Paulo: Cortez 2002.
ROCHA, Áurea Maria Costa. A Formação de Professores e a Construção dos
Saberes da Docência no Curso de Pedagogia da UFPE, 2008. Dissertação (Mestrado
Em Educação) Programa de Pós Graduação, Universidade Federal de Pernambuco.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis,
Rio de Janeiro: Editora Vozes,2002.
ZEICHNER, Kenneth M. A formação Reflexiva de professores: idéias e
práticas. Lisboa: Educa e autor, 1993.
ZÓBOLI, Graziella - Práticas de Ensino Subsídios para a atividade
docente 11ª edição Ed. Ática.
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