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Prática Pedagógica

2013

O T M
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
CURSO NORMAL MÉDIO
NÚCLEO DE FORMAÇÃO – PRÁTICA
Análise do Componente Curricular
PRÁTICA PEDAGÓGICA
ANO: 1º
UNIDADE : 1
EMENTA; Estudo da prática educacional escolar. Formas de organização e gestão. Aspectos legislativos. Condições do Trabalho Educativo. Processos de Construção do sucesso e fracasso escolar. Evasão. História da Escola.
OBJETO DE ESTUDO: O espaço de aprendizagem e de inserção profissional.
OBJETIVOS: Compreender o componente curricular; Prática Pedagógica; Aproximar o discente com o espaço de profissionalização; Desenvolver atitudes de pesquisa e do professor pesquisador.
EIXO INTEGRADOR; Educação escolar, a escola enquanto instituição social, a escola e a realidade brasileira.

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS

1.    O componente Prática Pedagógica
·         Estudo do componente Prát. Pedagógica.
·         Concepções, requisitos, importância; concepção de estágio x prática
2.    A educação Escolar-
·           Definição das Escolas Campo de Estudo
·           Orientação de como adentrar na escola (1º contato)
·           Estudo para realização de observação etnográfica a partir de orientações prévias;
·           Desenvolvimento de atitudes de pesquisa e do professor-pesquisador;
·           Reconhecimento da importância da  utilização da Ética no compromisso assumido com a escola, futuro espaço de exercício profissional;
·           Socialização da primeira impressão sobre a escola;
·           Iniciação aos procedimentos de Pesquisa ; leitura e compreensão.
·           Orientação do Relatório Parcial, anunciando as dúvidas e possíveis problemas identificados que mereçam aprofundamentos.

AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final. Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. – Produção escrita individual e coletiva, e auto-avaliação.


ANO: 1º
UNIDADE : 2
OBJETIVOS: Conhecer e analisar a realidade do espaço de exercício profissional. ( escola campo de estudo)
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.    Conhecendo a Escola-Campo de Estudo.
·         Conhecimento da História da Escola campo de estudo; do seu entorno; e da comunidade;
·         Socialização das idas e vindas da Escola campo de estudo articulando o observado/vivido com os aspectos teóricos estudados;
·         Reflexão sobre O que é a Escola? O que é uma Escola? O que é uma escola Pública?
·         Compreensão da Função social da Escola;
·         Realização de Entrevistas ou questionários com as pessoas da comunidade;
·         Sistematização das Entrevistas.
·         Análise dos problemas detectados durante as observações e socializados no grupo;
·         Orientação para elaboração do Relatório parcial.

AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final. Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. – Produção escrita individual e coletiva, e auto-avaliação.

ANO: 1º
UNIDADE :3
OBJETIVOS: Conhecer a realidade do espaço de exercício profissional.
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
2.    Estrutura e Organização da Escola.
·          Conhecimento da Estrutura Interna: física, organizativa;
·         Compreensão dos aspectos da legislação que estruturam a escola.
·         Os que fazem a escola: Direção/ Coordenação / professores/aluno secretaria/ pessoal que auxiliam a administração;
·         Estudo do processo de construção do sucesso / fracasso escolar;
·         Identificação das causas e conseqüências da Evasão Escolar;
·         Amadurecimento do problema identificado e/ou tema para construção do projeto de intervenção da prática pedagógica.
·         Orientações sobre a Elaboração do Relatório Parcial e do Projeto de Intervenção da Prática Pedagógica.

AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final. Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. Produção escrita individual e coletiva, e auto-avaliação.

ANO: 1º
UNIDADE :4
OBJETIVOS: Conhecer e analisar a realidade do espaço de exercício profissional
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS
1.    Estrutura e Organização da Escola:
·         A gestão na Escola.
·         Reconhecimento do tipo de gestão da escola;
·         Realização de Entrevistas com gestores/coordenador-professores e   estudantes;
·         Relacionamento destes com a comunidade (pais/ e estudantes )
·         Identificação das condições do Trabalho Educativo.
·         Leitura e compreensão do Projeto Político Pedagógico;
·         Verificação da existência de articulação dos Projetos Escolares com PPP.
·         Elaboração Final do Projeto de Intervenção da Prática- Pedagógica.
·         Conhecimento de formas de se organizar reuniões pedagógicas, conselhos de classe, reuniões de pais e mestres, trabalhos comunitários;
·         Orientação s/ elaboração do Relatório Final, confrontando com os estudos sobre a realidade educacional brasileira.

AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e re-elaboração de Relatórios parcial e final. Socialização – Participação individual nos seminários temáticos. – Produção escrita individual e coletiva, e auto-avaliação

2º Ano

Análise do Componente Curricular: Prática Pedagógica
EMENTA; Estudo da prática pedagógica na sala de aula. Formas de organização, sistematização e dinâmica da aula na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Intervenção Pedagógica.
OBJETO DE ESTUDO: As diferentes relações no interior da sala de aula.
EIXO INTEGRADOR; A sala de aula enquanto espaço de interação, construção e produção de saberes e práticas.
ANO: 2º                                                                                
UNIDADE : 1
OBJETIVOS: Aproximar o discente com a sala de aula. Analisar as diferentes relações no interior da sala de aula de Educação Infantil.

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS;

 1.  Intervenção da Prática Pedagógica. Submissão à Equipe técnico-pedagógica  da escola campo de estudo e a docente  da Prática Pedagógica o projeto. (1)
2. A sala de aula da Educação Infantil. Conhecimento do Histórico da Educ. Infantil. Orientação s/ observações: das relações interpessoais na sala de aula; da dinâmica, planejamento, rotina, espaço, tempo, normas, recreio, disciplina;
3.  Do Cuidar e Educar na Educação Infantil. Conhecimento da  sistemática de se lidar com:  a adaptação, hora do banho, brincadeiras, mordidas, controle dos esfíncteres, etc
·         Observação das formas de sistematização do saber-fazer docente atentando para as especificidades da  Educação Infantil. Estrutura, organização e sistematização do processo de ensino-aprendizagem;  
·         Reconhecimento das formas de Avaliar na Educação Infantil; 
·         Socialização do cotidiano observado, analisado a partir do embasamento teórico que fundamentou as observações; 
·         Orientação sobre a Elaboração do Relatório Parcial.
3.    Construção do Projeto de Intervenção.
·         Elaboração do Projeto de Intervenção didático pedagógica (2), (PIDP) observando plano de aula, tempo pedagógico, trabalho individual e coletivo, material de apoio, textos; temática, nível da turma. 

AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do Espaço de profissionalização. Auto-avaliação.

ANO: 2º
UNIDADE : 2
OBJETIVOS: Aproximar o discente com a sala de aula. Analisar as diferentes relações no interior da sala de aula do Ensino Fundamental. Estabelecer conexões entre a dinâmica escolar e a sala de aula.
ORIENTAÇÕES TEÓRICAS METODOLÓGICAS

1. Projeto de Intervenção da Prática Pedagógica. Iniciação da Vivência do projeto (1)
2. A sala de aula nos anos iniciais do Ensino. Fundamental.·         Conhecimento do Histórico do Ensino. Fundamental.
·         Orientação s/ observações:
o   das relações interpessoais na sala de aula;
o   da dinâmica, rotina e formas de sistematização do saber-fazer docente atentando para as especificidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental;
·         Reconhecimento das formas de Avaliar  no Ensino Fundamental;
·         Socialização do cotidiano observado,
·         Análise do observado a partir do embasamento teórico que fundamentou as observações;
·         Orientação sobre os elementos constitutivos do Projeto de Intervenção Didático Pedagógica.
·         Elaboração do Relatório Parcial

Avaliação: Processual; Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação.

ANO 2
UNIDADE: 3
OBJETIVOS:  Analisar as diferentes relações no interior da sala de aula do Ensino Fundamental. Construir o projeto de Intervenção didático-pedagógica na escola. Estabelecer conexões entre a dinâmica escolar e a sala de aula

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS

1.    Projeto de Intervenção da Prática- pedagógica.
·         Continuação da Vivência do projeto      (1)
2.    Construção do Projeto de Intervenção didático-pedagógico.(2)
·         Elaboração do Projeto de Intervenção didático-pedagógica, observando os elementos constitutivos:
o   Plano de aula, tempo pedagógico;
o   Material de apoio, textos;
o   Temática, nível da turma;
o   Trabalho individual e coletivo,
·         Apreciação do Projeto de Intervenção didático-pedagógica a docente da Prática Pedagógica.
·         Elaboração do Relatório Parcial

Avaliação:      Processual; Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação

ANO: 2º
UNIDADE : 4
OBJETIVOS: Estabelecer conexões entre a dinâmica escolar e a sala de aula. Articular elementos teóricos e práticos vivenciados sem perder de vista a dinâmica escolar. Vivenciar o projeto de Intervenção didático-pedagógica na escola.
ORIENTAÇÕES TEÓRICAS METODOLÓGICAS

1.    Projeto de Intervenção da Prática- pedagógica.
·          Continuação da Vivência do Projeto (1)
2.    Vivência do Projeto de Intervenção didático-pedagógica.(2)
·         Na Educação Infantil (creches e ou séries iniciais)
·         No Ensino Fundamental (1º ciclo ou 1ª e 2ª séries)
3.    Elaboração do Relatório Final,
·         atentando para as dificuldades percebidas na construção da sua prática discente/docente, (dúvidas; esclarecimentos; aprofundamentos; lacunas encontradas);
·         necessárias ao exercício da docência, tendo em vista o processo de  da  reflexão sobre a construção da sua própria prática.
4. Identificação de elementos significativos para estudos no próximo ano.

 Avaliação: Processual; Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação

3º Ano
Análise do Componente Curricular: Prática Pedagógica
EMENTA: Estudo da prática pedagógica da sala de aula Especificidade dos saberes e competências do profissional na Ed. Inf. e nos anos iniciais do Ens. Fundamental. O Trabalho Pedagógico.  O Currículo da Edu. Infantil e do Ens. Fundamental. Vivência do Projeto de Intervenção.
OBJETO DE ESTUDO: Os saberes e competências necessários ao exercício da prática docente.
EIXO INTEGRADOR; A organização do Ensino e do trabalho escolar
ANO: 3º
UNIDADE; 1
OBJETIVOS: Aprofundar a aproximação do discente com a sala de aula. Refletir sobre o processo de ensino aprendizagem desenvolvido nos seguimentos estudados e sua articulação com a teoria que o referenda

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS

1.    Projeto de Intervenção da Prática- pedagógica 
·         Continuação da Vivência do Projeto de Intervenção da Prática Pedagógica.
2.    A Organização do Trabalho Pedagógico.
·         Identificação de processos de ensino-aprendizagem da Educação Infantil;
·         Conhecimento do Trabalho Pedagógico (elementos estruturantes);
·         Caracterização da sala de aula, observando as relações interpessoais a sua articulação com os saberes e processos de ensino-aprendizagem, agora analisando-os à luz da vivência anterior e dos fundamentos teóricos estudados;
·         Reconhecimento de diferentes formas de avaliação na Educação Infantil (analisando a coerência entre os saberes e processos de ensino-aprendizagem, as estratégias das aulas e os nexos entre as mesmas );
·         Conhecimento das especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil (saberes e prática);
·         Compreensão das particularidades do Currículo da Educação Infantil e sua aplicação no contexto da sala de aula.
·         Reflexão sobre a sala de aula enquanto momento de produção e construção de saberes e intervenção pedagógica numa perspectiva de apreensão dos saberes da docência na Educação Infantil.
3.    Estruturação dos projetos de Intervenção para turmas da Educação Infantil cuidando da seleção de: conteúdos, dinâmicas, o tempo pedagógico, multimeios.
Avaliação: Processual; Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação

ANO: 3º
UNIDADE : 2
OBJETIVOS: Expressar o conhecimento dos saberes docentes no planejamento do trabalho pedagógico, na estruturação do projeto de intervenção didático pedagógico. . Selecionar conteúdos necessários e pertinentes ao seu projeto de intervenção considerando a unidade e respeitando o processo de construção de saberes.

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS;1

1. A Organização do Trabalho Pedagógico
·         Identificação de processos de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental;
·         Conhecimento do Trabalho Pedagógico (elementos estruturantes)
·         Caracterização da sala de aula, observando as relações interpessoais a sua articulação com os saberes e processos de ensino/aprendizagem, agora analisando-os à luz da vivência anterior e dos fundamentos teóricos estudados.
·         Reconhecimento de diferentes formas de avaliação no Ensino Fundamental (analisando a coerência entre os saberes e processos de ensino-aprendizagem, as estratégias das aulas e os nexos entre as mesmas)
·         Conhecimento das especificidades do trabalho pedagógico no  Ensino Fundamental (saberes e prática)
·         Compreender as particularidades do Currículo do Ensino Fundamental e sua aplicação no contexto da sala de aula.
·         Reflexão sobre a sala de aula enquanto momento de produção e construção de saberes e intervenção pedagógica numa perspectiva de apreensão dos saberes da docência no Ensino Fundamental.
·         Estruturar os projetos de Intervenção ( para turmas de 2º Ciclo )
·         Selecionar conteúdos, dinâmicas, o tempo  pedagógico, multimeios, enfim, estruturar o trabalho pedagógico.

Avaliação: Processual; Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação

ANO: 3º
UNIDADE : 3
OBJETIVOS: Vivenciar o projeto de Intervenção didático pedagógica estabelecendo conexões entre a dinâmica escolar e a sala de aula.

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS;

1.    Vivência do Projeto de Intervenção didático-pedagógica
• Na Educação Infantil (Nas séries finais)
• No Ensino Fundamental; (2º ciclo )
• Socialização das Intervenções
• Elaboração do Relatório Parcial,

Avaliação. Processual. Elaboração e re-elaboração de relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação.

ANO: 3º
UNIDADE : 4
OBJETIVOS: Avaliar o Projeto de Intervenção da Prática Pedagógica utilizando como critério os objetivos propostos inicialmente no projeto. Avaliar o Projeto de Intervenção Didático Pedagógico, e a intervenção dos professores em formação, tendo como foco a construção dos saberes da docência.

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS;

1.    Avaliação do Projeto de Intervenção das Práticas
·         Avaliação do Projeto de Intervenção da Prática Pedagógica vivenciados na Escola Campo. (pela Equipe técnico-pedagógica e docente da escola campo de estudo e a docente da Prática Pedagógica.)
·         Avaliação do Projeto de Intervenção didático—pedagógica. ( pelas professoras formadoras).
·         Elaboração do Relatório Final;
·         Introduzir Noções do TCC tendo em vista a escolha do objeto de estudo diante das vivências e saberes apreendidos.

Avaliação: Processual; Elaboração progressiva dos  relatórios. Planejamento e vivência do projeto de Intervenção. Considerar a avaliação da professora do. Espaço de profissionalização. Auto-avaliação.

4º Ano
Análise do Componente Curricular: Prática Pedagógica
EMENTA: Exercício de análise da prática pedagógica escolar. Elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso.
OBJETO DE ESTUDO: Sistematizar os conteúdos da formação e da análise da escola-campo.
Eixo Integrador; A prática docente: organização, sistematização..

ANO: 4º
UNIDADE:1 
OBJETIVOS: Estabelecer conexões com as observações e vivências da prática docente e pedagógica e refletir sobre as discussões realizadas na sala de aula. Estruturar o TCC
ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS

1. Prática Pedagógica
·         Discussão sobre o reconhecimento das diferentes práticas observadas, análise e reflexão;
·         Identificação da importância da prática de ensino na construção dos saberes da docência.
2.    Elementos Estruturantes do TCC
·         Definição do tema; objetivos; objeto de estudo;
·         Elaboração da justificativa;
·         Aprofundamento dos princípios e procedimentos de pesquisa.
·         Leitura e aprofundamento do referencial teórico.
·         Construção de sínteses para discussão em pequenos grupos ou com o orientador, num processo de construção do texto argumentativo do trabalho monográfico.
·         Resgate do processo de análises das Entrevistas e ou questionários realizados (se for o caso de serem aproveitados), mas a forma de tratar os instrumentos já foi anteriormente trabalhada.

Avaliação: Processual. Elaboração progressiva do TCC.


ANO: 4º
UNIDADE:2
OBJETIVOS: Aprofundar princípios e procedimentos de pesquisa. Elaborar redação do TCC.

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS

1.    Organização do TCC
·         Elaboração dos textos que compõem o TCC (referencial teórico, considerações finais);
·         Reflexão e análise sobre os textos produzidos;
·         Discussão c/ o orientador nos encontros prefixados

Avaliação: Processual. Elaboração progressiva do TCC


ANO: 4º
UNIDADE:3
OBJETIVOS: Elaborar o TCC. Construir a estrutura final do TCC.

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS

1.    Organização do TCC;
·         Revisão do texto elaborado
·         Construção da Introdução e/ou apresentação, índice, agradecimentos, referências

Avaliação: Processual. Elaboração progressiva do TCC.

ANO: 4º
UNIDADE:4
OBJETIVOS: Organizar a estrutura final do TCC atendendo as Normas da ABNT. Apresentar a defesa do TCC.

ORIENTAÇÕES TEÓRICO METODOLÓGICAS

1.    Estrutura final do trabalho de caráter científico (TCC)
·         Revisão da estrutura, da digitação, das referências,
·         Encontro com a orientadora para finalizar os ajustes finais,
·         Correção. Encadernação.
·         Organização da estrutura de defesa do TCC com o orientador.
·         Apresentação e defesa do TCC para a banca constituída cm o mínimo de 3 pessoas.

AVALIAÇÃO: Processual; Elaboração final do TCC. Apresentação e defesa diante da banca examinadora.


REFERÊNCIAS (acrescentaria)

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2ª edição São Paulo; Cortez, 2003.

BATISTA NETO, José e SANTIAGO, Maria Eliete (orgs) Formação de Professores e Prática Pedagógica. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massagana, 2006.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre. Artmed, 2005

CUNHA, M. I. O Bom Professor e sua Prática. Campinas; Papirus, 1989

CANDAU, Vera Maria & LELIS, Isabel Alice. A relação teoria-prática na formação do educador. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: ABT, 12 (55): 12-18, 1983.

DUSSEL, Inês.  A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003

GUARNIERE, Regina (org.) Aprendendo a Ensinar: O Caminho suave da docência. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2000.

SEDUC, Secretaria de Educação Cultura e Esportes. Princípios e Concepções para Formação de Docentes-Educação Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental do Estado de Pernambuco - Recife, 2006

________. Referenciais Curriculares para o Curso Normal Médio do estado de Pernambuco – agosto / 2006

MEC. Ministério da Educação. Referenciais para a formação de professores. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. A Secretaria, 1999.

LUDKE, Menga & ANDRÉ Marli. Pesquisa em Educação; abordagem qualitativa. São Paulo: EPU , 1986.

NÓVOA, Antonio (coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Portugal: Dom Quixote, 1995

PERRENOUD, Philippe, Práticas Pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas Lisboa: Dom Quixote, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez 2002.

ROCHA, Áurea Maria Costa. A Formação de Professores e a Construção dos Saberes da Docência no Curso de Pedagogia da UFPE, 2008. Dissertação (Mestrado Em Educação) Programa de Pós Graduação, Universidade Federal de Pernambuco.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes,2002.

ZEICHNER, Kenneth M. A formação Reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa e autor, 1993.

ZÓBOLI, Graziella - Práticas de Ensino Subsídios para a atividade docente 11ª edição Ed. Ática.


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Auguste Rodin

Auguste Rodin é um dos mais importantes escultores em bronze da modernidade e sua colaboração para a arte moderna é incalculável. Auguste Rodin nasceu na França em 12 de novembro de 1940, vinha de uma família de classe operaria. Filho de Marie Cheffer e Jean-Baptiste Rodin, foi educado tradicionalmente. Desde criança dava indícios da sua inclinação para a arte e em grande parte da sua vida foi autodidata. Aprendeu a desenhar aos 10 anos e aos 14 foi matriculado na Petite École uma escola de artes onde estudou desenho e pintura. Estudou, também, por conta própria, anatomia humana, utilizando mais tarde estes conhecimentos em suas esculturas. Após deixar esta escola e ser rejeitado em outra escola de artes, Rodin ganhou a vida durante muito tempo como artesão. Mais ou menos nesse período, estudou com Antoine-Louis Barye, grande escultor de animais, o qual lhe influenciou significativamente na sua carreira. Nesse período conheceu e passou a viver com uma jovem costureira chamada Rose Beuret com quem teve apenas um filho.

Decidido na carreira de escultor, especializou-se na criação de esculturas em bronze. Uma de suas primeiras esculturas “O homem de nariz partido”, no entanto, foi rejeitada para o Salão de 1864, considerada inacabada pela banca examinadora devido a superfície vigorosamente enrugada, produzindo no bronze um jogo de reflexões que muda conforme a luz. Um estilo de esculpir possivelmente influenciado por Antoine-Louis Barye.

Sua primeira escultura exposta publicamente foi “A idade do bronze” em 1876, provocando grande escândalo em função dos contornos classificados como chocantes para a época. Apenas dois anos mais tarde, Auguste Rodin alcançou reconhecimento com a obra “São João Batista pregando”. Fama que lhe rendeu a encomenda de inúmeros outros trabalhos, entre eles, a “Porta do Inferno”, uma porta em bronze para o Museu de Artes Decorativas de Paris. A “Porta do Inferno” foi baseada na obra literária “Divina Comédia” de Dante Alighieri e traz cerca de 180 figuras de vários tamanhos nas quais o artista trabalhou até o fim da sua vida.

Rodin foi, também, responsável pela criação de outras obras como “O Beijo”, “O Pensador”, “Balzac”, “Os burgueses de Calais”, “O filho Pródigo”, “A voz interior”.

As esculturas de Rodin eram de um vigor escultórico que pareciam emergir da base em bronze, marcando em seus trabalhos um jogo de luz e sombra. O artista tinha a tendência de ausentar suas peças de pormenores. Além disso, Rodin frequentemente inspirava-se na mitologia e na literatura para dar forma a matéria. Auguste Rodin abriu caminho para a geração seguinte de escultores modernos.

Quase no fim da vida, em 1900, Rodin foi contemplado com um pavilhão inteiro - o Pavilhão das Almas, da Exposição Universal foi destinado aos trabalhos do artista, reunindo ao todo 150 obras.

Rodin morreu em 17 de novembro de

1917 na França. Grande parte de suas obras estão expostas no Museu Rodin em Paris.

Referência:

H.W.Janson. História Geral da Arte – O Mundo Moderno. Martins Fontes: São Paulo, 2001.



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